Central de Regulação



Sobre a Gerência de Regulação

A Gerência de Regulação de Cirurgias Consultas e Exames Especializados, é composta pelos seguintes setores:
• Central de Regulação de Consultas e Exames Especializados
• Setor de Tratamento Fora de Domicílio
• Sala de Agendamento de Cirurgias Eletivas (Sala 04)

Na atual gestão, os primeiros seis meses de 2017, contaram com mais de 36.000 solicitações de consultas especializadas em várias especialidades. Com um novo olhar para o usuário, a Gerência de Regulação de Cirurgias Consultas e Exames Especializados trouxe novas possibilidades de contratação de vários médicos especialistas, acabando ou diminuindo sobremaneira a maioria das filas existentes, filas que se arrastavam por anos, vale lembrar, que foi aberto o Hospital Municipal como referência de algumas consultas especializadas e cirurgias eletivas, aproveitando melhor o espaço público de saúde ofertado ao usuário.

O uso do Programa Gestor Saúde da secretaria de saúde, foi incrementado, possibilitando que este programa traga mais transparências as ações da secretaria.

Agora a Secretaria de Saúde, em uma ação multidisclipinar, realiza a regionalização das consultas especializadas, em atendimento as 34 Unidades Básicas de Saúde, descentralizando o atendimento destas especialidades em 6 Regionais de Saúde, que já contam com as seguintes especialidades em atendimento: psiquiatria, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, urologia, reumatologia, neuropediatria, pneumologia e oftalmologia.

A Central de Regulação de Consultas e Exames Especializados é responsável por regular/autorizar/distribuir as consultas e exames especializados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS); e para os 30 municípios que pertencem a 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, compete também a Central de Regulação de Consultas e Exames Especializados por regular/autorizar/distribuir as consultas de alta complexidade, informando quem será o profissional, data, hora e local de atendimento.

Para algumas especialidades, as consultas são disponibilizadas inclusive para outros municípios   da macrorregião de Maringá, assim esta Central atua alicerçando diariamente 115 municípios do Estado do Paraná, conforme contratualização dos serviços.

A atuação deste setor é interna, ou seja, não há atendimento ao público, pois o agendamento de consultas e exames especializados e a retirada das guias de autorização são realizadas nas UBSs de origem dos usuários, devendo o usuário SUS se encaminhar até as mesmas, para agendamento e esclarecimento de dúvidas quanto à consulta ou exame agendado.

O setor de Tratamento Fora de Domicílio - TFD, é responsável por regular/autorizar/distribuir as consultas de pacientes que necessitam de tratamento SUS, em outros municípios do Estado do Paraná, quando os serviços indicados ao quadro do paciente não são contratualizados em Maringá, compete a este setor inclusive, bem como organizar o transporte e a permanência dos pacientes nos locais de tratamento.

Para tal, dispomos de transporte diário aos municípios de Curitiba e Londrina em ônibus, microônibus, vans, ambulâncias ou carros, conforme quantidade e especificidade dos pacientes que necessitam do transporte, levando-se em conta, inclusive a condição de saúde dos mesmos. Também é fornecida hospedagem em casa de apoio para a permanência do paciente no município de Curitiba, quando houver necessidade indicada pelo tratamento.

A Sala de Agendamento de Cirurgias Eletivas atende aos usuários SUS com indicação de cirurgia eletiva (casos que não são emergenciais), é responsável por regular/autorizar/distribuir as consultas de pacientes que necessitam da consulta de avaliação cirúrgica. Também providencia os exames, consultas e retornos de pacientes no pré e pós cirúrgico e intermedia o encaminhamento e recebimento dos documentos aos serviços hospitalares contratualizados, pertinentes à realização da cirurgia.

Para o agendamento de TFD ou cirurgia, é necessário que o paciente ou familiar compareça ao setor munido de solicitação de médico do SUS, documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS e comprovante de residência atualizado no nome do paciente, ou declaração da UBS de que o paciente é atendido na sua área de abrangência, sendo acompanhado pelas Equipes de Saúde da Família da UBS de origem.

O horário de atendimento destes setores é das 7:30 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira.


Responsável: Iomara Bispo Pires
Fone: 3218-3194
saude_regulacao_gerencia@maringa.pr.gov.br


Protocolo de Regulação do Acesso e Ordenação do Fluxo de Atendimento do Usuário do SUS
Consultas e Exames Especializados Maio - 2019

Outros Artigos

Maringá

Secretaria Municipal de Saúde

Avenida Prudente de Moraes, 885 - Zona 7

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3218-3100