Diretorias



Diretoria de Assistência e Promoção à Saúde



Diretor: 

Compete à DAPS, acompanhar dentro de suas especificidades, os processos e avanços do Sistema Único de Saúde, que repercutem diretamente sobre a saúde da população. Os desafios constantes que permeiam a realidade do SUS, impõem para a Gestão Pública a necessidade de consolidar um novo modelo de atenção e de reorganização das suas redes de atenção à saúde.

Dentre as funções da DAPS, estão:

1 - Executar as atribuições de direção, assumindo as responsabilidades constantes nas Leis, Decretos, Portarias Federais, Estaduais e Municipais, Regimentos da Secretaria Municipal de Saúde;

2 - Responder pela Secretaria Municipal de Saúde perante o Secretário de Saúde e assessorá-lo na implantação das Políticas de Saúde no âmbito de sua área de atuação;

3 - Representar a Secretaria de Saúde no âmbito do Conselho Municipal de Saúde;

4 - Organizar, dirigir, orientar, controlar, integrar e auxiliar as atividades das gerências e coordenações que fazem parte da sua diretoria;

5 - Manter contato e cooperação com instituições púbicas e privadas relacionadas à área de atuação em saúde, em especial com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, bem como os demais órgãos da administração direta e indireta;

6 - Coordenar a definição de políticas institucionais em consonância com o Plano Municipal de Saúde e com as demais políticas públicas;

7 - Atuar de forma integrada com a Diretoria de Vigilância à Saúde, no monitoramento dos indicadores de saúde do município, acompanhando a execução dos programas de atenção aos ciclos vitais nos diversos níveis de assistência;

8 - Identificar problemas relacionados à prestação de serviços na rede básica, especializada e hospitalar  e propor soluções junto com os demais setores da Secretaria Municipal de Saúde, objetivando favorecer o acesso da população a estes serviços;

9 - Constituir e definir a composição e objetivos para assegurar o funcionamento das Comissões que se fizerem necessárias à organização dos serviços da Secretaria de Saúde;

10 - Deliberar pelo encaminhamento de solicitações de instauração de processos administrativos;

11 - Participar do Planejamento em Saúde e na pactuação de metas e indicadores, bem como no monitoramento e avaliação dos mesmos;

12 - Incentivar a promoção da saúde e a prevenção das doenças.


Responsável: Clicie Arrias Fabri


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