Planejamento



Gerência de Planejamento

 

A Gerência de Planejamento da Secretaria de Saúde de Maringá participa na definição da política de saúde do município. É responsável por coordenar e subsidiar a execução e a avaliação do Plano Municipal de Saúde, Programação anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão, em consonância com as políticas de saúde estadual e federal. Participa da elaboração do Plano Pluri Anual e do Orçamento Anual. Formula projetos, relatórios e programas de saúde. Subsidia as discussões sobre planejamento local de saúde nas unidades de saúde. Integra e qualifica os dados produzidos pelos diversos setores da Secretaria, úteis a reorientação permanente do modelo de atenção. Coordena a elaboração de projetos visando à captação de recursos externos para implementação das ações no setor saúde.

 

Promove estudos de viabilidade de implantação de novas unidades de saúde, bem como acompanha a elaboração dos projetos arquitetônicos, estruturais e outros. Monitora e avalia permanentemente dados gerais de interesse sanitário para o município, produzido por diversos órgãos e fontes em conjunto com demais setores.

 

O planejamento é uma ferramenta que nos ajuda a influir nos resultados futuros de nossas ações. Contribui para nos ensinar a pensar antes de agir. O planejamento em saúde no município tem como objetivo alcançar melhores condições de saúde para a população, bem como efetivar os princípios e diretrizes do SUS, no âmbito municipal.

 

Para alcançar este objetivo, é necessário conhecer a situação vigente e construir uma programação que garanta melhor qualidade de vida e saúde para a comunidade. Para tanto, a Secretaria de Saúde utiliza-se de instrumentos definidos por meio de Portarias do Ministério da Saúde, para planejar ações e serviços. São eles: 

 

- Plano Municipal de Saúde: tem vigência de 4 anos e expressa as políticas, compromissos e prioridades da gestão. É a base para a execução, o acompanhamento, a avaliação e a gestão do sistema de saúde. Deve ser construído de forma ascendente, participativa e ter a aprovação e acompanhamento do Conselho Municipal de Saúde;

 

- Programação Anual de Saúde - detalha os objetivos, diretrizes e metas do Plano Municipal de Saúde, definindo ações e metas anuais e os recursos financeiros que operacionalizam as respectivas ações;

 

 

- Relatório Anual de Gestão - expressa os resultados do que foi planejado no Plano Municipal de Saúde e Programação Anual de Saúde.

 

Além disso, elabora-se o Orçamento Anual, de acordo com as ações programadas no Plano Municipal de Saúde, tornando o planejamento viável. O Plano tem vigência de 4 anos e expressa as políticas, compromissos e prioridades da Gestão.

 

 

 

Responsável: Alessaandra Cristina Hermoza Boscarato Guimarães

Fone: 3218-3113

saude_planejamento@maringa.pr.gov.br

Plano Municipal de Maringá 2014/2017
Plano Municipal de Maringá 2018/2021
Maringá

Secretaria Municipal de Saúde

Avenida Prudente de Moraes, 885 - Zona 7

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3218-3100