Qualidade de Atendimento



Gerência da Qualidade do Atendimento


A Gerência da Qualidade do Atendimento esta diretamente subordinada ao Secretário de Saúde e em conjunto com as outras Diretorias e Gerências tem o desafio da atuação prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A melhoria da qualidade ao atendimento trabalha no sentido de reorganização de ações direcionada com as necessidades de saúde e da melhor definição de competência e responsabilidades.

Juntamente com a equipe multiprofissional tem como atribuições:

• Participar na execução da Política Municipal e nas Estratégias da Atenção Básica respeitando os princípios do SUS;

• Acompanhar e orientar o cumprimento de normas e protocolos para a execução das ações e programas de Atenção Básica na Rede Municipal de Saúde;

• Acompanhar e supervisionar os processos de trabalhos nas Unidades de Saúde;

• Desenvolver em parcerias com as demais Diretorias e Gerencias projetos e eventos que contribuam para a qualidade das ações na atenção básica;

• Supervisionar metas programadas e avaliação dos resultados obtidos para fortalecer a qualidade do atendimento;

• Participar das ações de controle das consultas e exames especializados, gerenciando e implementando ações para evitar perdas;

• Acompanhar a produção dos serviços de saúde;

• Analisar as reclamações 156, que são de atendimento ao paciente pela atenção básica, levantar fatos, descrever os problemas e trabalhar para melhoria no atendimento;

• Participar de reuniões junto ao Conselho Municipal de Saúde representando o Gestor, contribuindo tecnicamente com assuntos relativos à Atenção Básica e especializada.

Assim, também, cabe planejar, organizar, coordenar, acompanhar e orientar o processo de trabalho com a equipe multiprofissional cumprindo a normativa para o controle dos gestores das UBS, reforçando a importância de otimizar, evitando perdas no agendamento de consultas e exames especializados das Unidades Básicas de Saúde. Essa Gerência contribui na gestão de consultas e exames especializados. Atribuições:

• Planejar ações que contribuam para melhor gerenciamento das consultas e exames especializados;

• Realizar visitas nas Unidades Básicas de Saúde;

• Acompanhar as planilhas da demanda reprimida e oferta das consultas e exames especializados;

• Acompanhar e orientar o cumprimento da normativa do agendamento;

• Fazer levantamento de problemas e buscar soluções junto as Diretorias;


Responsável: Gilmar Ferreira

Técnico em Contabilidade 
Jornalista com registro profissional MTB 0011341/PR

saude_qualidade_atendimento@maringa.pr.gov.br




Maringá

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