Saúde do Adulto e Idoso



SAÚDE DO IDOSO

Diante do acelerado processo de envelhecimento da população mundial e dos seus impactos na saúde, tornou-se indispensável a construção de uma politica norteadora voltada a organizar os cuidados e atenção às pessoas idosas, com isso criando condições necessárias para desenvolver nos municípios, alterações físicas e sociais para promover mais qualidade de vida aos idosos.

A proposta do município de Maringá é implantar ações, que visam melhorar a avaliação funcional dos idosos e gerenciar o cuidado, através da equipe multidisciplinar por meio de protococos e diretrizes fundamentadas nas politicas publicas para as pessoas idosas e linha guia da saúde do idoso do estado do Paraná (RAISI - Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso).

Cabe a APS prestar o cuidado continuo das necessidades de saúde da pessoa idosa, planejar, programar e realizar ações promocionais, preventivas, curativas ou reabilitadores em sua área de abrangência, articulando com os demais níveis de atenção a saúde e intersetorialmente com vistas ao cuidado integral longitudinal.


MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS (MACC) - HIPERTENÇÃO E DIABETES


          O Diabetes e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) e representam, ainda, mais da metade do diagnostico primário em pessoas com insuficiência renais crônicas submetidas à diálise.

          Assim o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), tem como objetivo organizar e melhorar o atendimento a pacientes hipertensos e diabéticos, identificados e estratificados nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Especialidades.


Responsável: FERNANDA HOFFMANN MARQUES

 

 

PROTOCOLO OXIGENOTERAPIA
AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DO IDOSO
LINHA GUIA DA SAÚDE DO IDOSO
INSTRUMENTO DE APLICAÇÃO IVCF-20
LINHA GUIA DIABETES MELLITUS
LINHA GUIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL
Maringá

Secretaria Municipal de Saúde

Avenida Prudente de Moraes, 885 - Zona 7

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3218-3100