Saúde Mental



A Rede de Saúde Mental em Maringá conta com psicólogos em todas as UBS que realizam atendimentos individuais e em grupo, profissionais nas equipes do NASF, um serviço de Emergência Psiquiátrica Pública com 26 leitos psiquiátricos em hospital geral no Hospital Municipal para referência dos municípios de Maringá e Mandaguaçu,  um Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas (CAPSad II), um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II Canção), um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), duas Residências Terapêuticas masculina e uma feminina. Em maio de 2015 inaugurou o Complexo Maringaense de Saúde Mental, alocando os serviços especializados em prédio próprio (CAPSIII, CAPSad e CAPSi).  O CAPSIII iniciou o atendimento 24 horas no início de agosto de 2017, com 12 leitos de acolhimento aos pacientes com transtornos mentais e dependência química em crise, proporcionando maior oferta de tratamento extra-hospitalar.

O município possui uma equipe do Consultório na Rua que foi habilitada para atuação em 2010 e integra a atenção básica, promovendo atenção integral à população em situação de rua com equipe multiprofissional.

Está sendo descentralizado as consultas psiquiátricas ambulatoriais do CAPSIII e CAPSII Canção para referências na Atenção Básica, sendo, cinco em Unidades Básicas de Saúde, CISAMUSEP e Hospital Memorial, com o objetivo de aproximar o atendimento em saúde mental e fortalecer o matriciamento com as equipes da Estrategia Saúde da Família.

É realizado tratamento do tabagismo nas Unidades Básicas de saúde, pela equipe da Atenção Básica fortalecendo a prevenção de agravos e promoção a Saúde.

A articulação da saúde mental com as demais políticas intersetoriais vem sendo consolidada, com a participação dos profissionais em diversos espaços, através de reuniões intersetoriais,  Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em 2016 foi criado o Comitê de prevenção e pósvenção do suicídio, formado por representantes da Secretaria de Saúde,  Corpo de Bombeiros, CCI- Centro de Controle de Infecções,  Universidade Estadual de Maringá e CVV, como resposta ao índice de cerca de 40% de notificações no Sistema de informações de agravos de notificação obrigatória - SINAN ser de violência autoprovocada. Foram realizadas diversas capacitações sobre como notificar casos de violência para profissionais de todos os serviços da rede de saúde. Houve capacitação para cerca de 760 profissionais da Rede de Saúde para atendimento a pessoas com ideação e tentativa de suicídio.  Em junho de 2017 foi criado, com o apoio da Secretaria de Saúde, o CVV - Centro de Valorização da Vida, entidade sem fins lucrativos com o objetivo de prestar atendimento telefônico a casos de sofrimento psíquico em sua grande maioria, ideação suicida, com sede no hospital municipal.

Atribuições da Coordenação de Saúde Mental:

• Participar na definição da política de atenção adotada pelo município na área da saúde mental;
• Subsidiar as discussões e informações relacionadas às questões técnicas da Saúde Mental;
• Elaborar e subsidiar o processo de implantação e implementação de planos, protocolos de atenção e projetos da rede de atenção psicossocial, em conjunto com os demais setores;
• Participar da elaboração de projetos visando a captação de recursos externos para a implementação da rede de atenção psicossocial;
• Subsidiar discussões sobre organização do processo de trabalho / planejamento da rede de atenção psicossocial;
• Promover em conjunto com o CECAPS, eventos alusivos às ações da Saúde Mental;
• Buscar integração dos vários setores da Secretaria de Saúde e outras Secretarias;
• Acompanhar ou participar da Comissão de Saúde Mental, do Conselho Municipal de Saúde, e do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, ou outras reuniões, representante do gestor, para subsidiar as discussões e informações acerca da Saúde Mental;
• Coordenar e acompanhar as ações de combate ao tabagismo, bem como participar de eventos e projetos relacionados.Executar outras atividades correlatas.

Contato: (44) 3218-3157

Responsável: Maria Heloisa Cella
Graduação em Psicologia pela Faculdade Tuiuti de Curitiba-PR;
Pós-Graduação em Gestão na Saúde pela UEM;
Pós-Graduação em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção á Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês;
Pós-Graduação em Multidisciplinaridade em Saúde pela UEM;
Curso de Formação em Álcool e outras Drogas e Urgência e Emergência em Saúde Mental;
Integrante das Comissões de Desinstitucionalização de pacientes internados em Hospital Psiquiátrico e da Comissão de Internação Involuntária pela Secretária de Saúde.
Fone: 3218-3100
saude_assistenciasm@maringa.pr.gov.br

Maringá

Secretaria Municipal de Saúde

Avenida Prudente de Moraes, 885 - Zona 7

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3218-3100