Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrnico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Justificativa de contratação - Sasc/ Assindi Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE
CMEIS
COMPARTILHE  
10 de Agosto de 2018
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Salas de ′Estimulação Essencial′ valorizam unidades escolares
 
Diretoria de Comunicação
 
O objetivo das salas  possibilitar condies de avano no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil multidimensional e integral das crianas. Clique para ampliar a foto
O objetivo das salas possibilitar condies de avano no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil multidimensional e integral das crianas.
Foto: Vivian Silva VEJA MAIS FOTOS
Clique para ampliar a foto
As atividades possibilitaro habilidades primordiais de crescimento fsico, neurolgico, socioafetivo, comportamental, sensorial, cognitivo e de linguagem.
Foto: Vivian Silva VEJA MAIS FOTOS
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inaugurou salas de Estimulação Essencial em 10 Centros de Educação Infantil (CMEIs), para crianças de até cinco anos de idade, matriculadas na rede municipal de ensino, que apresentam atraso neuropsicomotor. O objetivo das salas é possibilitar condições de avanço no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil multidimensional e integral das crianças.

O atendimento será por meio de atividades com o uso de materiais didáticos pedagógicos, em perspectiva histórica-cultural de aprendizagem, possibilitando habilidades primordiais de crescimento físico, neurológico, socioafetivo, comportamental, sensorial, cognitivo e de linguagem. As salas de estimulação atenderão no mínimo 200 crianças. Atualmente, a rede municipal de ensino atende 40 mil alunos e, cerca de 6% (2,4 mil) apresentam dificuldades no processo de aprendizagem. 

A educação municipal de Maringá é pioneira em oferecer esse tipo de atendimento e apoio a crianças que apresentam transtornos na educação infantil devido a intercorrências pré, peri e pós-natal. As atividades serão realizadas semanalmente, elevando a qualidade de ensino nas unidades escolares do município, disse a secretária da Educação, Valkíria Trindade.

A rede municipal de ensino também conta com os serviços do Centro Municipal de Apoio Especializado (Cemae). Hoje, são 23 salas de recursos multifuncional (com atividades para acelerar o processo de desenvolvimento visual, linguagem e coordenação motora) no município e 30 profissionais especialistas na área de educação especial. O desenvolvimento dos processos educacionais são por meio de avaliações, diagnósticos e atendimentos clínicos. Entre os serviços oferecidos estão o acompanhamento psicológico, fonoaudiológico, psicopedagógico e estimulação essencial. 

CEMAE
A rede municipal de ensino também conta com os serviços do Centro Municipal de Apoio Especializado (Cemae). O centro, inaugurado em 2014, é formado por fonoaudiólogas, psicólogas, psicopedagogas e nutricionistas, para atendimento específico a crianças com deficiência física e neuromotora, intelectual, transtorno do espectro autista, baixa visão, auditiva, altas habilidades e síndrome de Down. Identificados mediante estudo de caso ou avaliação individual, os alunos recebem assessorias, no contraturno escolar, de educação especial no contexto escolar e orientação para dificuldades e transtornos específicos da aprendizagem.
 
 Outras Notícias
 
»  Mais uma modalidade define equipe campeã nos Jogos Abertos
»  Mais uma modalidade define equipe campeã nos Jogos Abertos
» Bota Fora atende Jardim Universo e Conj. Angelo Planas neste sábado, 18
» Vagas abertas para cursos de manicure/pedicure e sobrancelha
» ′Agosto Dourado′ reforça a qualidade do leite materno
» Prefeito destaca 89 obras em andamento e R$ 260 milhões de investimentos
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234