Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrnico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Justificativa de contratação - Sasc/ Assindi Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE
Passaringá
COMPARTILHE  
10 de Agosto de 2018
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Abertas inscrições para observação de aves no Parque Ingá
 
Diretoria de Comunicação
 
Pica-pau da cabea amarela  uma das espcies presentes na reserva Clique para ampliar a foto
Pica-pau da cabea amarela uma das espcies presentes na reserva
Divulgao VEJA MAIS FOTOS


Estão abertas as inscrições para o 1º Passaringá, evento de observação de aves no Parque do Ingá, que visa sensibilizar a comunidade para a preservação ambiental em áreas urbanas. O evento será realizado no dia 19 de agosto entre as 8 e 12 horas. O percurso terá duração de 30 minutos.

O Passaringá contará com participação de pesquisadores e acadêmicos de Biologia que apresentarão as características físicas, hábitos alimentares, distribuição geográfica e outras informações sobre as aves presentes na reserva. 

As inscrições são gratuitas (apenas a necessidade de levar um quilo de alimento não-perecível no dia do evento) e devem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/j8CD0Hv1iE6618Ln1. O evento é aberto a todas as idades e as vagas são limitadas. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Grupos de 20 pessoas realizarão um pequeno percurso no interior do parque  e em pontos específicos observarão as aves. Importante usar roupas e sapatos confortáveis, de passar repelente e de levar, se possível, câmeras fotográficas e binóculos para observar os animais. 

Habitam no Parque do Ingá o sabiá-laranjeira, gralha-picaça, garça-branca, juruva, pica-pau da cabeça amarela, alma-de-gato, andorinha do rio e diversas outras espécies. 

A doutoranda em Biologia Comparada da UEM, Priscila Esclarski, lembra que entre as espécies está a coruja do mato (Strix virgata), na lista de espécies ameaçadas de extinção no Paraná. É uma ave noturna de grande porte, predadora de espécies menores de pássaros e roedores que desempenha uma importante papel para o controle populacional do parque, explica.

Um tema que Priscila pequisa é a interferência da poluição sonora na vida dos pássaros e lembra que o evento conscientizará a comunidade para preservação da arborização urbana, uma das vias de comunicação entre os verdes remanescentes da área urbana. 

Muitos estrangeiros vêm ao Brasil, devido sua grande diversidade de espécies, para observação das aves. O evento no Parque do Ingá despertará a curiosidade e estimulará a atividade que é mais intensa fora do país, explica a doutoranda.

O 1º Passaringá é uma realização Secretaria Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema), por meio da Gerência do Parque do Ingá, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada da Universidade Estadual de Maringá e da graduação do Unicesumar.

 
 Outras Notícias
 
»  Mais uma modalidade define equipe campeã nos Jogos Abertos
»  Mais uma modalidade define equipe campeã nos Jogos Abertos
» Bota Fora atende Jardim Universo e Conj. Angelo Planas neste sábado, 18
» Vagas abertas para cursos de manicure/pedicure e sobrancelha
» ′Agosto Dourado′ reforça a qualidade do leite materno
» Prefeito destaca 89 obras em andamento e R$ 260 milhões de investimentos
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234