Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrnico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Justificativa de contratação - Sasc/ Assindi Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE
Orçamento Cidadão
COMPARTILHE  
15 de Maio de 2018
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Prefeitura volta a ouvir comunidade sobre investimentos nos bairros
 
Diretoria de Comunicação
 
Reunies entre equipes da Prefeitura com a comunidade tero incio na prxima segunda-feira, dia 21, s 19h30, na Escola Municipal Dr. Osvaldo Cruz, na Rua Otvio Periotto n 166, no Centro Clique para ampliar a foto
Reunies entre equipes da Prefeitura com a comunidade tero incio na prxima segunda-feira, dia 21, s 19h30, na Escola Municipal Dr. Osvaldo Cruz, na Rua Otvio Periotto n 166, no Centro
Divulgao / Seplan VEJA MAIS FOTOS

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplan) vai promover na próxima semana cinco reuniões para ouvir a população a respeito das prioridades de investimento nos bairros de Maringá.
As reuniões vão acontecer a partir de segunda-feira, dia 21, e prosseguirão nos dias 22, 23, 28 e 29 deste mês em cinco diferentes locais da cidade.
As chamadas Audiências de Planejamento e Gestão Territorial (APGTs) têm o objetivo de consultar a população e ouvir quais são os investimentos mais importantes para a cidade nos próximos anos.
Com as respostas a serem apresentadas, as secretarias municipais poderão planejar melhor seu orçamento para o ano que vem, bem como para o período de 2019 a 2021, garantindo uma melhor aplicação dos recursos municipais a partir das necessidades reais apontadas pela população, afirma o secretário de Planejamento e Urbanismo (Seplan), engenheiro civil Sigmar Navachi.
O secretário também observa que toda a população está convidada a participar, apontando e sugerindo melhorias para seu bairro.

Orçamento Cidadão
As melhorias apontadas pelos moradores nas audiências realizadas em 2017 contribuíram para a gestão de investimentos do município neste ano.
Segundo o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano (Seppu), Celso Saito - que também é responsável pela implantação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) - questões como segurança pública, serviços urbanos, manutenção de áreas públicas e infraestrutura urbana, apontadas em 2017, estão sendo priorizadas nas ações administrativas deste ano. 
No ano passado foram realizadas as mesmas reuniões para a confecção do Orçamento Cidadão e o resultado foi, além da melhor destinação dos recursos municipais, um melhor entendimento dos problemas de infraestrutura e serviços públicos na cidade, afirma Saito.
Como resultado das contribuições de 2017, as secretarias municipais iniciaram ações para atender reivindicações surgidas nas reuniões (APGTs), como a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública - implantada para resolver problemas de segurança -, o estudo da instalação de pontos de coleta para atender ao problema de descarte de inservíveis, além do estudo em andamento para revitalização de praças e parques, que busca disponibilizar áreas de lazer para a população no centro e nos bairros da cidade.

Cinco APGTs
Sempre com início previsto para as 19h30, as reuniões (APGTs) serão realizadas em cinco diferentes locais.
A APGT 1 da próxima segunda-feira, dia 21, será realizada na Escola Municipal Dr. Osvaldo Cruz, na Rua Otávio Periotto nº 166, no Centro.
A APGT 2 será no dia 22 na Quadra de Esporte da Escola Municipal Gabriel Sampaio, localizada à Avenida Tuiuti esquina com a Rua Me. Mônica Maria, no Conjunto Lea Leal.
A APGT 3 será no dia 23 na Casa da Cultura Alcídio Regini, na Avenida Sophia Rasgulaeff nº 693, no Jardim Alvorada.
A APGT 4 será no dia 28, segunda-feira, na Escola Municipal Pioneira Jesuína de Jesus Freitas, na Rua Flausina Francisca de Souza nº 290, na Vila Santa Izabel.
A quinta e última reunião, a APGT 5, será realizada no dia 29 na Escola Municipal Padre Pedro Ryo Tanaka, na Av. Cerro Azul, nº 2108, esquina com a Rua Maria Gaspar P. Moleirinho, no Jardim Novo Horizonte III.
Saiba mais:
Para saber a qual APGT seu bairro pertence, acesse o link: http://www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/assembleias-de-planejamento-e-gestao-territorial/anexo-ii-descricao-dos-bairro-apgts.pdf
  
Mais informações: (44) 3221-1551 (Seplan) / 3901-8820 (Seppu)


 
 Outras Notícias
 
» Desfile de aniversário da Vila Operária associa passado e futuro
» ′DIA D′ de vacinação contra sarampo e pólio aplica mais de 7,7 mil doses
» Seguem abertas inscrições para o desfile de 7 de setembro
» Prefeitura entrega reforma e ampliação da Escola Odilon Túlio Vargas
» Saem mais quatro campeões dos JAM′s; jogos terminam na quinta-feira
» Observação de pássaros no Parque do Ingá supera expectativas
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234