• Bandeira
  • Maringá
  • Catedral - Vista noturna
  • Maringá - Vista Aérie
Bandeira Maringá Catedral - Vista noturna Maringá - Vista Aérie
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Plano Decenal dos Direitos Humanos Parque do Ingá terça a domingo das 8h às 19h Acesso Cidadão --- Senha Web Chamamento Público ISS Tecnológico
Imigração
COMPARTILHE  
20 de Abril de 2017
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Secretaria de Esportes fortalece integração de comunidade haitiana
 
Diretoria de Comunicação
 
 Secretário Valmir Fassina e dirigentes da Sesp receberam lideranças da comunidade haitiana em Maringá Clique para ampliar a foto
Secretário Valmir Fassina e dirigentes da Sesp receberam lideranças da comunidade haitiana em Maringá
Divulgação/Sesp

Convivência harmoniosa, boa receptividade e fortalecimento de laços de amizade estão entre as propostas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp) para apoiar a integração das comunidades haitiana e maringaense.
As ações para essa finalidade foram apresentadas durante encontro nesta semana entre o secretário Valmir Fassina e diretores da Sesp com lideranças da comunidade formada por mais de 4 mil imigrantes haitianos que hoje vivem em Maringá. Na condição de refugiados, a maioria chegou à cidade e região metropolitana há cerca de quatro anos, depois do forte terremoto que devastou o país caribenho em janeiro de 2010, deixando centenas de milhares de mortos e mais de 3 milhões de pessoas desabrigadas.
Entre as ações para integração, a comunidade haitiana buscou apoio da Prefeitura de Maringá para a criação de equipes de futebol, vôlei, atletismo e outras modalidades, além da elaboração de competições esportivas que tenham a participação de atletas imigrantes. “Chegamos até a secretaria de Esportes por orientação do prefeito Ulisses Maia que, aliás, foi o primeiro prefeito a nos receber em gabinete e dialogar conosco nesse período em que estamos na cidade”, afirmaram Wilmer e Fritzen, dois dos líderes da comunidade.
Para o secretário Valmir Fassina, a integração de comunidades por meio do esporte é um dos caminhos mais apropriados. “Para isso, já estamos providenciando a inclusão dos haitianos na utilização de centros esportivos, campos de futebol, pistas de atletismo e adequando outras situações equivalentes para que eles se sintam felizes e bem tratados em Maringá”, assinala.
Igualdade racial
Também determinada em promover integração entre as comunidades, a Assessoria de Promoção da Igualdade Racial, da Prefeitura de Maringá, formalizará proposição à Assembleia Legislativa do Paraná e à Câmara Federal para a elaboração de um projeto de lei prevendo a presença de um tradutor/intérprete nas unidades básicas de saúde, centros de educação infantil e outros equipamentos públicos para facilitar o atendimento aos imigrantes. “Por conta do domínio dos idiomas francês, inglês e o dialeto crioulo, os haitianos encontram grande dificuldade de comunicação com os brasileiros. E isso ajuda a aumentar ainda mais sua condição de vulnerabilidade social e sanitária, que precisa ter uma solução”, afirma a diretora da Igualdade Racial, Cleuza de Souza Theodoro.
Outra proposta de integração é a disponibilidade de um setor na Casa do Imigrante que ofereça suporte à comunidade haitiana na solicitação de documentos necessários para preservação de seus direitos de cidadania - como vistos de permanência - e ajuda para a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho.
De acordo com a Diretoria de Igualdade Racial, em Maringá a maior parte das famílias de imigrantes haitianos está concentrada na região do Jardim Alvorada e nas vilas Esperança e Morangueira. “Inclusive já está sendo composta uma comissão para cuidar da criação de uma associação maringaense dos haitianos”, conclui a diretora.

Mais informações: 3220-5765 (Sesp)


 
 Outras Notícias
 
» Comissão finaliza plano municipal de gerenciamento de resíduos
» Prefeitura entrega mais de 3,7 mil kits para inscritos na Prova Tiradentes
» Assindi e Semuc promovem ação cultural “Indígenas Pioneiros”
» Parque do Ingá tem novo horário
» ′Prefeitura no Bairro′ identifica problemas e apressa soluções
» Comunidade pede ações de segurança nas imediações do Calil Haddad
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234

Registro Ponto do Servidor