• Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE Jogos Abertos de Maringá - Inscrições
Mutirões
COMPARTILHE  
17 de Fevereiro de 2020
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Mobilização popular reforça combate à dengue em Maringá
 
 
Diretoria de Comunicação
 
No conjunto Ney Braga, foi retirado 1 caminhão com lixo recolhido nas ruas. Clique para ampliar a foto
No conjunto Ney Braga, foi retirado 1 caminhão com lixo recolhido nas ruas.
Associação de Bairros do Ney Braga
Clique para ampliar a foto
No Jardim Pinheiros, a ação resultou no recolhimento de lixos e até o salvamento de um filhote abandonado.
Liderança da Associação de Bairro Uninorte
Clique para ampliar a foto
Após missa de domingo, comunidade se mobilizou para fazer limpeza de terreno no Jardim Imperial.
Padre Francisco Gecivam
A união fez a força no último fim de semana em Maringá. Mais de uma centena de moradores realizou a limpeza de canteiros e terrenos baldios. O objetivo foi eliminar os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Regiões contempladas foram a Zona 2, Jardim Pinheiros, Ney Braga e Jardim Imperial. 
A iniciativa surgiu após reunião de mobilização na Prefeitura de Maringá no último dia 5. Inseridos nos debates de prevenção e combate à água parada, população tomou frente na luta. O município, por meio da diretoria de Assuntos Comunitários e Secretaria de Serviços Públicos, deu suporte com veículos para o transporte dos resíduos, sacolas plásticas e comunicação das ações. 
Presidentes das associações de moradores dos bairros afirmaram que o trabalho foi produtivo. Liderança da Associação de Bairro Uninorte, Ismael Gomes de Moraes mobilizou grupo de 10 pessoas para limpar uma área sem proprietário no sábado, 15. "Retiramos cerca de 3 caminhões de lixo e encontramos um filhote abandonado, que já foi tratado e encaminhado para adoção", relata. 
Assim como Ismael, a presidente do Bairro do Conjunto Ney Braga, Adriana Pedroso, também sabe que a dengue é um problema de todos. A região acumula lixo em avenidas e terrenos baldios quase que diariamente. "Organizei a ação nas mídias sociais e a população se propôs a ajudar", disse. Após café da manhã reforçado no sábado, grupo de 20 pessoas retirou 1 caminhão com lixo que antes estavam acumulando água. A ação será reorganizada nos próximos dias.
Na Zona 2, já está certo o cronograma para mais 2 fins de semana de ação, com um intervalo de 15 dias cada. O objetivo é recolher o lixo que fica escondido na rua. O trabalho de domingo, 16, rendeu. "Recolhemos muitas garrafas, tampinha de garrafa, marmita e acondicionamento errado de lixo", disse a presidente da Associação da Zona Dois, Márcia Campos. A ação estratégica resultou na retirada de 2 caçambas de lixo. 
No Jardim Imperial, ação organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a Capela Nossa Senhora de Fátima levou fiéis à limpeza de espaços após as preces de domingo. "Após a missa, o mutirão de limpeza de terrenos vazios. Jardim Imperial. Somos responsáveis por todos o tempo todo", relatou o Padre Francisco Gecivam em mídia social.
Há 3 semanas as associações de moradores do Jardim Espanha e Monte Rei também promoveram mutirões. Daí surgiu o incentivo a outras lideranças. Estimativa é de que outras 10 associações organizem ações de combate nas próximas semanas. 
 
 Outras Notícias
 
» Guarda Municipal prende ladrão de fios em escola municipal
» Call center e serviços de informática respeitam normas de prestador de serviços nos decretos
» Lira aponta baixo índice de infestação , mas segue alerta de prevenção
» Fiscalização recebe 383 denúncias, vistoria 48 locais, fecha 13; não houve multas
» UBS Mandacaru retoma vacinação do calendário de rotina e pólio oral
» Mapeamento vai gerar banco de dados para orientar estratégias de fomento
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234