Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrnico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Plano Decenal dos Direitos Humanos ÔNIBUS NOVOS HORÁRIOS Acesso Cidadão - Senha Web AUDIÊNCIA - ERA AVENIDA COLOMBO
PREVENÇÃO
COMPARTILHE  
14 de Julho de 2017
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Saúde oferece testagem rápida de Hepatite na Semusp
 
Diretoria de Comunicação
 
No dia 27 (tarde) e 28 (manh) o atendimento ser no Pao Municipal para servidores e populao Clique para ampliar a foto
No dia 27 (tarde) e 28 (manh) o atendimento ser no Pao Municipal para servidores e populao
Cary Bertazzoni/PMM
Clique para ampliar a foto
No dia 27 (tarde) e 28 (manh) o atendimento ser no Pao Municipal para servidores e populao
Cary Bertazzoni/PMM
Clique para ampliar a foto
No dia 27 (tarde) e 28 (manh) o atendimento ser no Pao Municipal para servidores e populao
Cary Bertazzoni/PMM
A Secretaria de Saúde iniciou hoje, 14, as ações de prevenção e conscientização contra as hepatites virais, oferecendo testagem rápida na Secretaria de Serviços Público (Semusp). O teste, gratuito, é sigiloso e o resultado é emitido na hora A ação se dá em razão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28 de Julho). No dia 27 (tarde) e 28 (manhã) o atendimento será no Paço Municipal para servidores e população. 

Para enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Eliane Biazon, a expectativa é atender mais de 100 pessoas até o meio dia. Os servidores da Semusp, principalmente da coleta, trabalham diretamente com materiais que muitas vezes são descartados incorretamente, com maior exposição do vírus. A ação da testagem é de prevenção e conscientização, esclarece. Quando o resultado é positivo, a pessoa é encaminhada para o ambulatório de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais para dar início ao acompanhamento e tratamento.

Eu trabalho na coleta e estou em contato com produtos que podem estar contaminados. Usamos luvas de proteção, mas muitas vezes não temos noção do quanto a prevenção e o cuidado é importante, afirma servidor da Coleta, Celso Ramos.

A Hepatite é uma inflamação do fígado que geralmente não apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem a doença quando as manifestações já estão graves, como cirrose ou câncer de fígado. A vacinação é essencial para a proteção do vírus B da Hepatite e está disponível, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para toda faixa etária. 

Todo recém-nascido também deve receber a primeira dose da vacinação logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho, informa a coordenadora do ambulatório de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Jaqueline Baptistoni, pontuando que a imunização só é completa quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Nem todas as pessoas que tomam a vacina contra o vírus da hepatite B consegue a proteção, sendo importante a realização exame de sangue para verificar a imunização, esclarece.

A Hepatite C não tem vacinação, mas tem tratamento e cura. O Teste Rápido de Hepatite é feito nas UBS e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A prevenção é por meio de preservativos nas relações sexuais, esterilização de materiais em procedimentos odontológicos, tatuagens, manicures e barbeiros. Não compartilhamento de lâminas, agulhas e seringas e a vacinação quando necessário.

 
 Outras Notícias
 
» ′Bosque da Amizade′ recebe 400 novas mudas; prefeito planta ipê roxo
» ′Bosque da Amizade′ recebe 400 novas mudas; prefeito planta ipê roxo
» ′Bota Fora′ no Jardim Universo combate dengue e escorpião amarelo
»  Busca pela classificação do Handebol Feminino marca agenda esportiva do fim de semana
» Semob inicia vistoria de mototáxi e motofretes
» ′Bota Fora′ mira mosquito da dengue e escorpião amarelo
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234

Registro Ponto do Servidor