• Conselho Municipal da Mulher
  • Castração e Emergência Animal
  • Coleta Seletiva
  • Locais Coleta Seletiva - Vidros
  • Farmácia Móvel
  • Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE
Evolução
COMPARTILHE  
12 de Agosto de 2019
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Coletiva seletiva bate recorde de recicláveis; Semusp apresenta resultados
 
 
Diretoria de Comunicação
 
Com 3.404 toneladas, a coleta seletiva deste primeiro semestre supera a de todo ano de 2017 (1.973 toneladas) Clique para ampliar a foto
Com 3.404 toneladas, a coleta seletiva deste primeiro semestre supera a de todo ano de 2017 (1.973 toneladas)
Divulgação

A coleta seletiva fechou o primeiro semestre com 3.404 toneladas, melhor número dos últimos três anos. No mesmo período, em 2018, registrado pouco mais de 2 mil toneladas e em 2017, 1.973 toneladas. Nesta segunda, 12, às 19 horas, a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) apresenta, no Auditório Hélio Moreira, os resultados da evolução da coleta, incluindo investimentos e apoio aos empreendimentos de catadores.

“A coleta deste primeiro semestre já é superior a todo o ano de 2017 e certamente será maior do que 2018 que foi de 5,6 mil toneladas”, avalia a diretora de Coleta Seletiva da Semusp, Aline Gava. “Nossa meta é de coletar mil toneladas mensais. Entretanto, há ainda cerca de 15 % de destinação incorreta de mistura de resíduos orgânicos que podem contaminar e inviabilizar a reciclagem”, pondera.

Desde 2017, o município adota medidas para atender o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, criado no mesmo ano, e também a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em 2018 contratou mais 10 caminhões para reforçar a coleta seletiva, celebrando ainda novo convênio com associações de catadores para triagem e destinação correta dos materiais.

Atualmente o município conta com uma equipe de 15 motoristas e 45 coletores que realizam a coleta seletiva de segunda a sexta, das 7h30 às 16 horas, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia. Podem ser destinados papel, papelão, plástico, metal, vidro e isopor. Não devem ir para a coleta, pilhas e baterias que precisam ser entregues aos revendedores. 

Oportunidade

A Prefeitura abriu edital para seleção de empreendimentos de catadores de recicláveis (associações ou cooperativas), constituídas no município e formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda. A inscrição e entrega dos documentos está aberta e deve ser feita até as 9 horas do dia 21 de agosto. Mais informações pelo telefone 3261-5583 (Semusp).

As associações ou cooperativas devem ser reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis e operar com equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública. Pré requisito ainda a capacidade da triagem, prensa e destinação ambientalmente adequada dos materiais coletados pelo município.

No início do programa e para incentivar a coleta seletiva, a Semusp disponibilizou à comunidade sacos plásticos biodegradáveis verdes para o acondicionamento de recicláveis. Os materiais devem ser destinados, de preferência no início da manhã, separados das lixeiras das ruas, apenas nos dias em que a coleta seletiva passa pelo bairro.

Saiba mais dos dias da coleta em seu bairro por meio do link http://www2.maringa.pr.gov.br/cdn-imprensa/seletiva.pdf
 
 Outras Notícias
 
» Feira do Parque comemora dois anos fomentando o artesanato local
» Saúde informa mudança em locais de vacinas para bebês
» Maringá recebe inédita unidade tecnológica do Sesi
» Na Festa das Nações, gastronomia diversificada rima com solidariedade
» Paranaense de Basquete e ′Você na Praça′ movimentam o final de semana
» Espaço físico da Flim é reestruturado para favorecer público e expositores
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234