Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrnico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Justificativa de contratação - Sasc/ Assindi Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE
Planejamento Urbano
COMPARTILHE  
12 de Junho de 2018
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Conferência Pública para revisão do Plano Diretor será neste sábado, 16
 
Diretoria de Comunicação
 

A Prefeitura de Maringá realiza neste sábado, dia 16, a 3ª Conferência Pública para Avaliação do Plano Diretor do município.
A reunião geral com a comunidade ocorrerá no período das 8h às 18 horas no auditório do Bloco B33 da Universidade Estadual de Maringá.
Durante o evento serão eleitos os oito novos representantes da sociedade civil para a gestão 2018-2021 do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT), órgão consultivo e deliberativo em matéria de gestão de políticas públicas territoriais, urbanas e rurais do município.
Organizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) e Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (SEPLAN), a conferência vai ser aberta à participação da comunidade, onde será debatido o plano atual - Lei Complementar nº 632/2006 - além das necessidades que subsidiarão os trabalhos da revisão.
Nossa linha de trabalho permanece sendo o de debater os planos importantes da cidade de forma democrática e participativa com a sociedade, respeitando sempre as opiniões, reivindicações e sugestões da comunidade, empresas, meio profissional e acadêmico, diz o presidente do IPPLAM, arquiteto e urbanista Celso Saito.

Mobilização
As Conferências Públicas Municipais, relacionadas à política de desenvolvimento urbano, tem por objetivo mobilizar o Poder Público Municipal e a sociedade civil na elaboração das políticas de desenvolvimento urbano, conforme dispõe o artigo 212 da Lei do Plano Diretor do Município de Maringá.
Entre os itens de avaliação do PDM vigente serão enfocadas a eficácia e eficiência das ações em relação aos objetivos pretendidos pelo Plano Diretor (Avaliação de Diagnóstico) e verificada a necessidade de revisão, modificação ou exclusão de alguma ação prevista (Avaliação de Controle).
As inscrições para participar da Conferência foram realizadas por meio do link disponível no site da Prefeitura de Maringá, no período compreendido entre os dias 10 de maio e 3 de junho deste ano. As inscrições realizadas online serão homologadas e, posteriormente, divulgadas no site, garantindo proporcionalidade equilibrada dos participantes.
Podem participar representantes de entidades da sociedade civil organizada, na condição de participante representativo, que terão 160 vagas disponíveis com direito a voz e voto.
Cidadãos comuns que não representam nenhuma entidade, também terão direito a 50 vagas com direito a voz, sem direito a voto, na condição de participante observador.

Programação
O credenciamento para a 3ª Conferência Pública para Avaliação do Plano Diretor do município será feito das 8h às 8h30 e, em seguida, haverá a abertura oficial do evento.
Das 9h às 12 horas haverá debates sobre destaques por grupos temáticos.
Após o almoço, das 13h30 às 14 horas, será realizada a eleição dos representantes do CMPGT.
A partir das 14 horas haverá novos debates e aprovação de destaques em plenária até as 17h30.
No encerramento da reunião serão apresentados os novos conselheiros do CMPGT.
Além de cumprir uma exigência legal relativa a necessidade de revisão da lei num prazo máximo de 10 anos, a responsabilidade maior da revisão do PDM está na preservação da qualidade de vida que Maringá oferece aos moradores, sem esquecer os avanços e cuidados exigidos pelo mundo moderno. (CP/PMM)
 
Mais informações: (44) 3901-8821 - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM)

 
 Outras Notícias
 
» Marcha para Jesus pretende reunir 15 mil pessoas no sábado, 18
» Viatura da Semob é danificada em atendimento à ocorrência
»  Vila Operária comemora 71 anos com cultura, esporte e flores
» Passeio resgata memórias e valoriza patrimônios históricos
» Definidos os primeiros campeões dos Jogos Abertos de Maringá
» Flim quer ampliar a participação de editoras e livrarias
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234