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30 de Agosto de 2017
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Aplicativo de comunicação Colab.re apresenta resultados práticos positivos
 
Diretoria de Comunicação
 
Demandas pertinentes  Semusp so acessadas pelos servidores por meio dos cinco tablets adquiridos recentemente pela administrao Clique para ampliar a foto
Demandas pertinentes Semusp so acessadas pelos servidores por meio dos cinco tablets adquiridos recentemente pela administrao
Foto: Cary Bertazzoni / PMM
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Desde que foi implantado em Maring, mais de 900 usurios seguidores j baixaram o aplicativo
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Para acessar o aplicativo s digitar https://www.colab.re/
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Dois meses depois de implantado pela Prefeitura de Maringá, o aplicativo Colab.re - de comunicação direta com os cidadãos - já tem resultado em rapidez, eficiência e agilidade no atendimento a demandas solicitadas pela população.
A ferramenta de gestão pública colaborativa e instrumento de participação social permite ao usuário cadastrar uma demanda e o órgão público responsável responder por ela de forma rápida, repassando a postagem para a secretaria pertinente à resolução do problema ou apreciação da sugestão.
As formas de utilização e as vantagens que a administração municipal e os cidadãos maringaenses têm com o acesso à plataforma Colab.re vão desde pedidos para troca de lâmpadas, roçadas, tapa-buracos e poda de árvores até sugestões como blitz educativas e sinalização de via pública, entre outros.
O canal de acesso direto entre o cidadão e a Prefeitura é gerenciado pela Ouvidoria Municipal - que também atende pelos telefones 156 e 160 (Saúde) - em parceria com gestores da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide). Para acessar o aplicativo é só digitar https://www.colab.re/
É uma forma de tornar a cidade melhor por meio de uma gestão mais colaborativa, assegura o diretor da Ouvidoria Municipal, Marcos Boggo, acrescentando que o instrumento serve de importante janela para que o contribuinte possa se comunicar, participar, reivindicar, acompanhar o andamento de processos e levar sugestões para a gestão municipal.
Segundo o diretor, nesses dois meses de funcionamento em Maringá, mais de 900 usuários seguidores já baixaram o aplicativo.

Tablets agilizam
Nos casos de demandas pertinentes à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), as solicitações dos contribuintes são acessadas pelos servidores responsáveis pela tarefa por meio dos cinco computadores portáteis - tablets - que  foram adquiridos recentemente pela administração para otimizar a execução de serviços de poda, corte e remoção de árvores pelo setor de Arborização.
Os aparelhos são utilizados por gerentes, coordenadores e engenheiros para agilizar o atendimento desde a solicitação do serviço até o diagnóstico e parecer do laudo técnico do engenheiro florestal responsável. 
Assim, se um engenheiro autoriza uma poda de árvore, por exemplo, a equipe pode identificar outros serviços a serem feitos no local. Com o uso do aplicativo e dos tablets a autorização para execução do trabalho pode ocorrer imediatamente. O trabalho das equipes fica facilitado e desburocratizado, dinamizando o atendimento às solicitações de moradores, assinala o diretor.

Situações de rotina
Por meio da ferramenta de participação social, todo contribuinte do município pode fotografar situações na rotina da cidade e apresentar sugestões ou demandas para serem apreciadas ou solucionadas pela Prefeitura. Com esse dispositivo o contribuinte pode publicar, fiscalizar os problemas que vê ao seu redor, propor ideias e avaliar os serviços públicos prestados.
A mesma agilidade verificada nas questões que envolvem a Secretaria de Serviços Públicos pode ser registrada em ocasiões relacionadas a outros órgãos municipais, como solicitar a reativação de semáforos apagados (Semob) ou situações pontuais observadas em escolas e centros municipais infantis (Educação) ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS), por exemplo.
Para que o atendimento seja eficiente, é fundamental que a postagem seja finalizada do local onde se encontra o problema, pois o aplicativo busca automaticamente pelo georreferenciamento a localização exata de onde se encontra o cidadão, ou seja, não se deve fotografar um problema na Avenida Brasil e postar a foto de outro local, orienta Bogo.
A plataforma, que pode ser utilizada em computadores e celulares com sistema operacional Android e IOS, atende a aproximadamente 100 prefeituras e já conta com mais de 150 mil usuários cadastrados em todo o Brasil. (CP)

Mais informações: (44) 3221-1377 (Ouvidoria) / 3221-1364 (Seide) / 3261-5511 (Semusp)


 
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