Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Plano Decenal dos Direitos Humanos ÔNIBUS NOVOS HORÁRIOS Acesso Cidadão - Senha Web AUDIÊNCIA - ERA AVENIDA COLOMBO
Lazer
COMPARTILHE  
30 de Agosto de 2017
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Parklet prioriza a convivência entre a comunidade
 
Diretoria de Comunicação
 
Plataforma de madeira é equipada com bancos, floreira, lixeiras  e Wi-Fi Clique para ampliar a foto
Plataforma de madeira é equipada com bancos, floreira, lixeiras e Wi-Fi
Cary Bertazzoni
Clique para ampliar a foto
Parklet também conta com bicicletários
Cary Bertazzoni
Clique para ampliar a foto
E possibilidade de carregamento de energia de celular
Cary Bertazzoni



Está em funcionamento o primeiro “parklet” do município. Instalado sobre vaga de estacionamento na avenida João Vieira Filho, esquina com a rua Piratininga, a plataforma de madeira é equipada com bancos, floreira, lixeiras, bicicletários, carregadores de celular e Wi-Fi.


O autor do projeto arquitetônico do primeiro parklet, Paulo Catto, explica que a plataforma aumenta os espaços de convivência entre as pessoas. “Uma pesquisa em São Paulo apontou que um lugar que deixou de ser ocupado por 40 veículos, foi espaço de lazer para mais de 300 pessoas”, destaca.


Originários de San Francisco, nos Estados Unidos, a regulamentação do parklet em Maringá partiu de indicações do vereador Flávio Mantovani à administração municipal. “O parklet fomentará o comércio e será um local agradável para integrar a comunidade”, acrescentou o vereador.


O embelezamento da cidade com os parklets também é lembrado por quem passa pelo local. “Viajei para alguns países europeus e vi como são importantes esses espaços. Maringá é linda e ficará ainda mais bela com essa novidade”, disse a aposentada Cleusa Mingrone, que reside há 18 anos no município.


Em Maringá, a instalação e conservação das plataformas são de responsabilidade da iniciativa privada, sem investimento algum do município. Antes devem passar por aceitação da comunidade que pode contestar a instalação durante o processo de autorização. Atualmente existem dois processos: um para a avenida Tiradentes, quadra 8, lote 1, Zona 2, e outro para a avenida Pedro Taques, frente ao nº 2694, loja 3, Zona 1. Mais informações sobre a regulamentação dos parklets pelo site da prefeitura www.maringa.pr.gov.br. 


As manifestações de contrariedade devem ser protocoladas na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) (Avenida Colombo, 3114, Zona 7), das 8 às 11h30, e das 13h30 às 17 horas, na Praça de Atendimento no Paço Municipal (avenida XV de Novembro, 701 - Centro), das 9 às 17 horas, e na Ouvidoria Municipal pelo telefone 156, ou internet pelo site geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/.

 
 Outras Notícias
 
»  Secretaria de Esportes promove 4º Encontro do Projeto Pilates
» Pronatec oferece 72 cursos à distância
»  Jogos Abertos, Skate e Softbol Feminino são atrações neste final de semana
» Semob e Sest Senat promovem blitz em memória das vítimas de trânsito
» Vice-prefeito recebe alunos de escola municipal e participa de plantio de mudas
» Estação Verão abre inscrições para mais uma modalidade
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234