Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrnico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Plano Decenal dos Direitos Humanos ÔNIBUS NOVOS HORÁRIOS Acesso Cidadão - Senha Web AUDIÊNCIA - ERA AVENIDA COLOMBO
Arte
COMPARTILHE  
04 de Setembro de 2017
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Flim confirma mais dois nomes: Gero Camilo e Antonio Nóbrega
 
Diretoria de Comunicação
 
Gero Camilo, ator com incurses criativas na literatura,  um dos nomes confirmados para a Festa Literria Clique para ampliar a foto
Gero Camilo, ator com incurses criativas na literatura, um dos nomes confirmados para a Festa Literria
Divulgao
Clique para ampliar a foto
Antonio Nbrega, tambm confirmado na Flim, artista singular, com produo que associa msica e teatro
Divulgao
A 4ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que será realizada de 26 a 29 de outubro, tem mais dois nomes confirmados: Gero Camilo, autor de Macaúba da Terra, e Antonio Nóbrega (Marco do Meio Dia). Em julho foram anunciados os escritores Luiz Ruffato (Eles eram Muitos Cavalos) e José Roberto Walker (Neve na Manhã de São Paulo). Outros autores estão em fase de negociação para participar do evento.

Gero Camilo fez carreira no teatro e no cinema antes de se aventurar na literatura, com participações relevantes nos filmes ′Bicho de Sete Cabeças′ e ′Carandiru′. Em ′A Macaúba da Terra′, o escritor reúne contos, peças curtas e outros escritos, resultado da experiência acumulada ao longo da carreira. Sobressai no livro influências regionalistas, destacando-se a prosa de Guimarães Rosa e o teatro de Ariano Suassuna.

Antonio Nóbrega integrou as orquestras da Paraíba e de Recife como violinista antes de ser convidado por Ariano Suassuna para fazer parte do Quinteto Armorial, precursor da criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares. Acabou por desenvolver um estilo pessoal de música e teatro, destacando-se como um dos mais talentosos e criativos artistas brasileiros. 

No romance ′Eles eram Muitos Cavalos′, Luiz Ruffato conecta poesia, música, teatro e prosa em episódios distintos para contar a história de gente simples e anônima. O livro, de 2001, conquistou os prêmios Machado de Assis e da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e foi publicado em diversos países, entre eles França e Alemanha.

José Roberto Walker faz interessante reconstituição histórica do romance entre Oswald de Andrade, um dos nomes mais expressivos do Modernismo brasileiro, e Miss Cyclone, no livro ′Neve na Manhã de São Paulo′. O apartamento onde se encontravam também serviu de cenário para debates inspiradores de expoentes da literatura da época, como o poeta Guilherme de Almeida e Monteiro Lobato.

O formato da feira será menos engessado num figurino em que o visitante apenas observa, sem participar das atividades, explica o diretor cultural da Secretaria de Cultura, Mateus Moscheta, adiantando que pelo palco do evento, um grande pavilhão, desfilarão não apenas livros, mas uma reforçada programação de performances culturais.

Responsável pela curadoria da feira, o produtor cultural Antonio Carlos Sartini reforça o perfil eclético do evento, que opta pela multiplicidade para associar literatura a diversas outras manifestações artísticas, como música, teatro, cinema e artes visuais. O texto literário transita por todas as artes. Portanto, é importante trazer isso para a feira, afirma.

Antonio Carlos Sartini atua na área cultural há mais de três décadas. Foi diretor do Museu da Língua Portuguesa, ocupou diversos cargos na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e na Secretaria Municipal e produziu espetáculos franceses no país como representante do Ministério da Cultura daquele país no Brasil,  incluindo a apresentação do Ballet de Lyon, um dos mais respeitados do mundo.


 
 Outras Notícias
 
» Dia Nacional de Luta enfatiza preconceito e discriminação
» Empresa segue verificando problema de fornecimento de oxigênio no HM
» Campanha de vacinação contra dengue inicia nesta quarta, 20
» Assistência Social e Meio Ambiente contam com novos secretários
» Mostra valoriza música entre estudantes da rede municipal
» Mudança na Seplan e criação do Instituto de Planejamento Urbano
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234

Registro Ponto do Servidor