Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrnico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Plano Decenal dos Direitos Humanos ÔNIBUS NOVOS HORÁRIOS Acesso Cidadão - Senha Web AUDIÊNCIA - ERA AVENIDA COLOMBO
PREVENÇÃO
COMPARTILHE  
11 de Outubro de 2017
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Secretaria de Saúde promove ações de combate à Sífilis
 
Diretoria de Comunicação
 
O teste rpido est disponvel em toda rede de sade pblica pelo SUS,  gratuito e diz se apessoa tem ou no o HIV, agilizando o diagnstico da Sfilis e das hepatites B e C. Clique para ampliar a foto
O teste rpido est disponvel em toda rede de sade pblica pelo SUS, gratuito e diz se apessoa tem ou no o HIV, agilizando o diagnstico da Sfilis e das hepatites B e C.
Cary Bertazzoni/PMM
Clique para ampliar a foto
O teste rpido est disponvel em toda rede de sade pblica pelo SUS, gratuito e diz se apessoa tem ou no o HIV, agilizando o diagnstico da Sfilis e das hepatites B e C.
Cary Bertazzoni/PMM
Clique para ampliar a foto
O teste rpido est disponvel em toda rede de sade pblica pelo SUS, gratuito e diz se apessoa tem ou no o HIV, agilizando o diagnstico da Sfilis e das hepatites B e C.
Cary Bertazzoni/PMM
Em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, dia 21 de outubro, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove ações incentivando a população a realizar testes rápidos, em especial, o da Sífilis. Hoje, 11, foi a vez dos servidores da Secretaria de Serviços Públicos (SEMUSP) participarem da ação. 

A programação externa segue no dia 18 de outubro, das 8 horas às 12 horas, com equipes volantes no Cemitério Municipal e dia 20 de outubro, das 18 horas às 21h30, na Semusp. Sífilis é uma doença sexualmente transmissível, e os principais sintomas são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que aparecem no início da doença, período em que ela é mais contagiosa. Depois disso, geralmente não apresenta sintomas, o que dá a falsa impressão de cura. 

A Sífilis tem tratamento e cura. O teste rápido está disponível em toda rede de saúde pública pelo SUS, é gratuito e diz se apessoa tem ou não o HIV, agilizando o diagnóstico da Sífilis e das hepatites B e C. O teste rápido é ofertado de segunda a quinta-feira, das 07h30 às 16 horas, no CTA. O centro fica na Policlínica da Zona Sul, esquina das ruas Tabaetê e Assunção, no Jardim Tabaetê.

FASES
A fase primária, aparece entre 7 e 20 dias após a relação sexual, e seus primeiros sintomas são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas). Os caroços e ínguas não doem e, mesmo sem tratamento, elas desaparecem, podendo dar uma falsa impressão de cura. A pessoa continua doente e inicia a segunda fase, que é o aparecimento de manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés), mas estas manchas também desaparecem. A doença fica latente por meses ou anos, e quando reaparece, causa danos mais sérios, como paralisia, cegueira, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar a morte.

SÍFILIS CONGÊNITA
A sífilis congênita é a transmitida de mãe para filho e se manifesta logo após o nascimento, durante ou após os primeiros anos de vida da criança. E as consequências para o bebê são lesões de pele, malformações, aborto, parto prematuro. Alguns casos podem ser fatais. O teste rápido para sífilis é recomendado na 1ª consulta do pré-natal, no início do 3º trimestre, no momento do parto e em caso de aborto. Importante realizar o pré-natal do parceiro, com testagem e tratamento para sífilis.

Mais informações no Ambulatório de DST/Aids e Hepatites Virais pelos telefones: 44-3293-8330 / 44-3293-8334
 
 Outras Notícias
 
» Handebol é campeão no masculino e feminino; Amavolei segue invicta
» Feira de doação conscientiza sobre posse responsável de animais
» Prefeitura prepara Cemitério Municipal e estabelece prazos para limpeza de túmulos
» Atividades marcam Dia Mundial da Alimentação
» Sema estará fechada para mudança de endereço entre os dias 24 e 27
» Procon apreende mais de 12 mil panfletos de propaganda de empréstimo
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234