• Conferência Juventude
  • Castração e Emergência Animal
  • Coleta Seletiva
  • Locais Coleta Seletiva - Vidros
  • Farmácia Móvel
  • Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE Jogos Abertos de Maringá - Inscrições
SIM/POA
COMPARTILHE  
08 de Novembro de 2019
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Inspeção Municipal garante qualidade de produtos de origem animal
 
 
Diretoria de Comunicação
 
Neste ano, cerca de 600 operações passaram em 149 estabelecimentos, entre abatedouros, açougues e supermercados Clique para ampliar a foto
Neste ano, cerca de 600 operações passaram em 149 estabelecimentos, entre abatedouros, açougues e supermercados
Aldemir de Moraes - Arquivo

Diariamente, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA) fiscaliza a produção industrial e sanitária de produtos de origem animal em Maringá. Neste ano, cerca de 600 operações passaram em 149 estabelecimentos, entre abatedouros, açougues, supermercados e outros comércios de carne bovina, suína, oriundos de granja, pescados, leite, ovos e mel.

O município busca levar o SIM/POA a outro patamar a fim de obter equivalência ao SISBI-POA - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. A medida permitirá que produtos inspecionados pelo órgão municipal possam ser comercializados em todo território nacional. O SIM/POA está vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide).

Hoje, para comercializar fora do município ou do Paraná, o produtor rural, indústria ou comércio deve obter licença a serviços estaduais e federais. O processo onera e atrasa expansão de negócios. Com o SISBI, a licença será obtida diretamente junto ao SIM/POA.

“O padrão de inspeção será equivalente e não diferente aos outros serviços estaduais e federais. Ou seja, garantido a mesma qualidade higiênico-sanitária e inocuidade dos produtos”, garante a gerente de Agricultura e Pecuária da Seide, Camilla Portolese Pessini.

Para obter equivalência ao SISBI, o município estrutura o SIM de modo a atender o conjunto de normas e requisitos do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ampliou a equipe, contratando por concurso público, duas novas médicas veterinárias e desenvolveu projeto de lei complementar que normatiza a inspeção e fiscalização. O projeto tramita na Câmara de Vereadores e é apreciado na Comissão de Constituição e Justiça.


 
 Outras Notícias
 
» Governo repassa R$ 25 milhões para obras do Hospital da Criança
» Maringá recebe Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados
» Fórum gratuito capacitará participantes sobre combate às drogas
» Maringaenses buscam acesso em três modalidades nos Jojup′s B
» Maringá Encantada: um Natal de Luz e Emoção inicia nesta sexta, 15
» Maringá Encantada espera 1,5 mi de visitantes para movimentar economia
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234