• Castração e Emergência Animal
  • Coleta Seletiva
  • Locais Coleta Seletiva - Vidros
  • Farmácia Móvel
  • Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE Jogos Abertos de Maringá - Inscrições
VAGAS
COMPARTILHE  
19 de Outubro de 2009
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Setran destina vagas de estacionamento exclusivas para idosos, deficientes e parada rápida
 
 
Assessoria de Comunicação - Dayani Barbosa
 
Primeira etapa vai disponibilizar 50 vagas de estacionamento exclusivas para idosos Clique para ampliar a foto
Primeira etapa vai disponibilizar 50 vagas de estacionamento exclusivas para idosos
- Foto: André Renato/PMM
Clique para ampliar a foto
Serão implantadas também 50 vagas para parada rápida de 15 minutos
Clique para ampliar a foto
Primeira etapa vai disponibilizar 50 vagas de estacionamento exclusivas para idosos
Clique para ampliar a foto
Primeira etapa vai disponibilizar 50 vagas de estacionamento exclusivas para idosos

     A Secretaria de Transportes está regulamentando as vagas de estacionamento exclusivo para deficientes com dificuldades de locomoção e  idosos, seguindo as resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, respectivamente. Além disso a Setran também está reservando  algumas vagas para a parada rápida de veículos.
     Nesta primeira etapa estão sendo reservadas 50 vagas para idosos, 25 para portadores de deficiência e 50 para parada rápida na área central. “Estamos atendendo uma determinação do Contran e reservando algumas vagas para idosos e pessoas com deficiência, dando preferência para locais mais utilizados por essas pessoas como farmácias e supermercados. Futuramente vamos implantar essas vagas específicas também em bairros da cidade”, explica o secretário de Transportes, Walter Guerlles.
     Para fazer uso dessas vagas idosos e portadores de deficiência devem estar cadastrados pela Setran e portar um cartão de identificação que deverá estar exposto no veículo enquanto estiver utilizando a vaga exclusiva. Já o veículo que estacionar na vaga destinada para parada rápida deve permanecer com o pisca alerta ligado e não extrapolar o tempo especificado na placa, que geralmente será de 15 minutos.
     O secretário de Transportes informa que haverá fiscalização para o uso dessas vagas. “O veículo que estiver estacionado em vagas exclusivas sem o cartão de identificação será multado. O mesmo ocorrerá com quem exceder o tempo permitido na parada rápida. Vamos fiscalizar o uso correto dessas vagas que deve ser exclusivo para atender os casos específicos. Por isso estamos atendendo solicitações de associações que podem sugerir locais para a implantação de vagas de idoso e deficientes”.
 
Cartão de identificação
     A ficha de requerimento para idosos e pessoas com deficiência pode ser retirada no site www.setranmaringa.com.br ou na sede da Setran – antigo aeroporto. Além da ficha preenchida o idoso deve levar um xerox da identidade comprovando que tem mais de 60 anos. No caso de portadores de deficiência deve haver um laudo médico atestando a dificuldade de locomoção.
     Após a entrega dos documentos necessários a Setran tem cinco dias úteis para entregar um cartão de identificação, que é individual, e deve ser colocado no painel do veículo que estiver utilizando a vaga exclusiva. “O cartão é uma credencial da pessoa e não do veículo, para atender justamente as necessidades de quem precisa, independente de quem estiver conduzindo o carro”, finaliza Guerlles.

 
 Outras Notícias
 
» Auditório Hélio Moreira recebe bazar voluntário
» Agenda esportiva do fim de semana é intensa e diversificada
» Estatuto da GM entra em vigor e novos agentes se formam
» Leis sancionadas garantem melhorias na educação
» ′Cuidar de quem cuida′ conecta mães ′especiais′ e valoriza humanização
» Serviços online diminuem 60% de contribuintes na praça de atendimento
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234