Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrnico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Plano Decenal dos Direitos Humanos ÔNIBUS NOVOS HORÁRIOS Acesso Cidadão - Senha Web AUDIÊNCIA - ERA AVENIDA COLOMBO
Imigração
COMPARTILHE  
20 de Abril de 2017
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Secretaria de Esportes fortalece integração de comunidade haitiana
 
Diretoria de Comunicação
 
 Secretrio Valmir Fassina e dirigentes da Sesp receberam lideranas da comunidade haitiana em Maring Clique para ampliar a foto
Secretrio Valmir Fassina e dirigentes da Sesp receberam lideranas da comunidade haitiana em Maring
Divulgao/Sesp

Convivência harmoniosa, boa receptividade e fortalecimento de laços de amizade estão entre as propostas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp) para apoiar a integração das comunidades haitiana e maringaense.
As ações para essa finalidade foram apresentadas durante encontro nesta semana entre o secretário Valmir Fassina e diretores da Sesp com lideranças da comunidade formada por mais de 4 mil imigrantes haitianos que hoje vivem em Maringá. Na condição de refugiados, a maioria chegou à cidade e região metropolitana há cerca de quatro anos, depois do forte terremoto que devastou o país caribenho em janeiro de 2010, deixando centenas de milhares de mortos e mais de 3 milhões de pessoas desabrigadas.
Entre as ações para integração, a comunidade haitiana buscou apoio da Prefeitura de Maringá para a criação de equipes de futebol, vôlei, atletismo e outras modalidades, além da elaboração de competições esportivas que tenham a participação de atletas imigrantes. Chegamos até a secretaria de Esportes por orientação do prefeito Ulisses Maia que, aliás, foi o primeiro prefeito a nos receber em gabinete e dialogar conosco nesse período em que estamos na cidade, afirmaram Wilmer e Fritzen, dois dos líderes da comunidade.
Para o secretário Valmir Fassina, a integração de comunidades por meio do esporte é um dos caminhos mais apropriados. Para isso, já estamos providenciando a inclusão dos haitianos na utilização de centros esportivos, campos de futebol, pistas de atletismo e adequando outras situações equivalentes para que eles se sintam felizes e bem tratados em Maringá, assinala.
Igualdade racial
Também determinada em promover integração entre as comunidades, a Assessoria de Promoção da Igualdade Racial, da Prefeitura de Maringá, formalizará proposição à Assembleia Legislativa do Paraná e à Câmara Federal para a elaboração de um projeto de lei prevendo a presença de um tradutor/intérprete nas unidades básicas de saúde, centros de educação infantil e outros equipamentos públicos para facilitar o atendimento aos imigrantes. Por conta do domínio dos idiomas francês, inglês e o dialeto crioulo, os haitianos encontram grande dificuldade de comunicação com os brasileiros. E isso ajuda a aumentar ainda mais sua condição de vulnerabilidade social e sanitária, que precisa ter uma solução, afirma a diretora da Igualdade Racial, Cleuza de Souza Theodoro.
Outra proposta de integração é a disponibilidade de um setor na Casa do Imigrante que ofereça suporte à comunidade haitiana na solicitação de documentos necessários para preservação de seus direitos de cidadania - como vistos de permanência - e ajuda para a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho.
De acordo com a Diretoria de Igualdade Racial, em Maringá a maior parte das famílias de imigrantes haitianos está concentrada na região do Jardim Alvorada e nas vilas Esperança e Morangueira. Inclusive já está sendo composta uma comissão para cuidar da criação de uma associação maringaense dos haitianos, conclui a diretora.

Mais informações: 3220-5765 (Sesp)


 
 Outras Notícias
 
» Time paradesportivo maringaense vence em Goioerê
» Concurso visa conscientizar alunos sobre os riscos da queima de lixo
» Jogo é adiado e feira do produtor funciona normalmente nesta quarta
»  Desfile, diversão e jogos de futebol serão atração na festa de entrega do Brinco da Vila revitalizado
» Biblioteca social já funciona em caráter experimental no Requião
» Prefeitura publicará edital de licitação de radares nesta quarta
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234

Registro Ponto do Servidor