• Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE Jogos Abertos de Maringá - Inscrições
Meio Ambiente
COMPARTILHE  
05 de Junho de 2020
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Descarte correto do lixo diminui impacto ambiental e gera renda às cooperativas
 
 
Diretoria de Comunicação
 
Prefeitura recolhe diariamente cerca de 400 mil quilos de lixo orgânico e reciclável Clique para ampliar a foto
Prefeitura recolhe diariamente cerca de 400 mil quilos de lixo orgânico e reciclável
Foto: Aldemir de Moraes / PMM
 Coleta Convencional
 Coleta Seletiva
 Ecopontos
 Lâmpadas
Nesta sexta, 5, é o dia mundial do meio ambiente e diversos problemas relacionados a ele são gerados pelo descarte incorreto de resíduos. A contaminação do solo, poluição do ar e riscos à saúde pública estão entre eles. Por exemplo, você sabia que uma garrafa pet leva cerca de 100 anos para se decompor? Mas se for descartada corretamente, ela é reutilizada, diminuindo o impacto ambiental e gerando renda às cooperativas. 

A Prefeitura de Maringá recolhe diariamente cerca de 400 mil quilos de lixo orgânico e reciclável, por meio da coleta seletiva e coleta convencional. A reciclagem dos materiais recolhidos é realizada por 5 cooperativas contratadas pelo município. Este setor além de movimentar a economia e empregar 150 pessoas, contribui com o meio ambiente. Isto porque, possibilita a transformação do lixo em novos produtos.

Por outro lado, outras 5 toneladas são recolhidas diariamente de resíduos descartados de forma irregular nas vias públicas, canteiros, terrenos e fundos de vale. O que gera a  poluição do meio ambiente, contribui com enchentes, com a proliferação do mosquito transmissor da dengue, escorpiões, ratos, baratas, entre outros. 
A Prefeitura de Maringá quer saber: você sabe fazer o descarte correto do lixo produzido na sua casa?  Veja como separar os materiais inservíveis para coleta.   

COLETA CONVENCIONAL - A coleta convencional recolhe resíduos orgânicos, como restos de alimentos, fraldas descartáveis, papéis higiênicos e varrições. Lembre-se de amarrar bem as sacolas para facilitar os agentes da coleta. Os caminhões passam três vezes por semana nos bairros. Confira no anexo ao lado os dias que o caminhão da coleta convencional passará na sua rua. 

COLETA SELETIVA - Na coleta seletiva devem ser descartados papéis, plásticos, metais e vidros que devem ser colocados em uma única embalagem para facilitar o recolhimento. Qualquer material que possa oferecer algum tipo de risco para os coletores, deve ser inserido em recipientes vedados que anulem o perigo, como caixas de leite e garrafas PET. Quer ajudar ainda mais os coletores? Escreva na embalagem do que se trata o material. Confira no anexo ao lado os dias que o caminhão da coleta convencional passará na sua rua. 

ELETROELETRÔNICOS - Lâmpadas, computadores, cabos, televisores, carregadores, rádios, impressoras, teclados e demais eletroeletrônicos, podem ser descartados nos ecopontos disponibilizados pela Prefeitura de Maringá. Confira no anexo ao lado os 11 locais onde o descarte pode ser feito.  

MÓVEIS  - O descarte de materiais como sofás, guarda-roupas, estantes, suportes de cama, etc., deve ser feito em ações de coleta da prefeitura ou contrate um serviço terceirizado de pedreiras ou caçambas particulares. Atenção: o descarte em locais públicos é crime e pode gerar multa de R$2 mil a R$500 mil (Lei Ambiental decreto 337/2018 art. 38).

ECOPONTO - O primeiro ecoponto, no Jardim Piatã está em fase final de instalação e deve começar a funcionar esse mês. Dois contêineres de 12 metros, com repartições para cada material, foram instalados no local para receber recicláveis e inservíveis, como eletrônicos, resíduos de construção civil e volumosos (móveis, sofás, colchões). Outros cinco ecopontos estão previstos para esse ano.
 
 Outras Notícias
 
» Doações reforçam estoques de insumos usados na prevenção
» Feira online é alternativa para compra de produtos orgânicos em tempos de pandemia
» Fiscalização faz trabalho preventivo em espaços públicos
» Plano de Retomada Econômica inicia pesquisa em mais de mil empresas
» Fiscalização recebe 422 denúncias, vistoria 52 locais, fecha 13 e multa uma pessoa
» Maringá registrou 67 novos casos nesta terça, 7.
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234