• Castração e Emergência Animal
  • Coleta Seletiva
  • Locais Coleta Seletiva - Vidros
  • Farmácia Móvel
  • Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE Jogos Abertos de Maringá - Inscrições
Outubro Rosa
COMPARTILHE  
08 de Outubro de 2019
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Ações de prevenção do câncer de mama também valem para homens
 
 
Diretoria de Comunicação
 
José Jorge de Paula, 56 anos, realizou o autoexame pela primeira vez. Ele trabalha no Cemitério Municipal e com o convívio diário com a morte, vê a importância em cuidar da saúde. Clique para ampliar a foto
José Jorge de Paula, 56 anos, realizou o autoexame pela primeira vez. Ele trabalha no Cemitério Municipal e com o convívio diário com a morte, vê a importância em cuidar da saúde.
Vivian Silva/PMM
Clique para ampliar a foto
Ana Lúcia de Souza, 57 anos, foi internada no Hospital do Câncer em 2015, com suspeita de leucemia, o que a motivou a realizar o exame de mama regularmente.
Vivian Silva/PMM
Clique para ampliar a foto
Na programação de hoje, 8, do Outubro Rosa, os servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) recebem informações e orientações sobre mamografia e o autoexame.
Vivian Silva/PMM
 Programação Outubro Rosa
Ações da Prefeitura de Maringá para a campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, serão realizadas durante todo mês. Na programação de hoje, 8, os servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) recebem informações e orientações sobre mamografia e o autoexame (programação em anexo).

Ana Lúcia de Souza, 57 anos, foi internada no Hospital do Câncer em 2015, com suspeita de leucemia. “Eu via o sofrimento das pessoas no hospital e desde então eu realizo anualmente o exame. Todos deveriam prevenir”, diz a servidora da Semusp.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 1% dos pacientes com câncer de mama são homens, sendo recorrente a partir dos 60 anos. José Jorge de Paula, 56 anos, realizou o autoexame pela primeira vez. Ele trabalha no Cemitério Municipal e com o convívio diário com a morte, vê a importância de cuidar da saúde. “Precisamos nos cuidar. Nós, homens, temos que deixar o preconceito de lado. O que mais importa é pensar em nossa saúde”, diz.

A recomendação é que todos realizem o autoexame ao menos uma vez por mês. A prevenção pode ser feita em casa, durante o banho, ou na frente do espelho. A pessoa deve tocar toda a região da mama até a axila em busca de mudanças na textura, secreções, caroços ou outros incômodos. Cerca de 90% dos tumores são detectados pelos pacientes, segundo a Secretaria de Saúde. Em caso de suspeita, os pacientes devem comparecer até a Unidade Básica de Saúde (UBS).

Saiba mais
Secretaria de Saúde - Coordenação Saúde da Mulher: (44) 3218-3162
 
 Outras Notícias
 
» ′Cuidar de quem cuida′ conecta mães ′especiais′ e valoriza humanização
» Plano vai reorganizar trânsito e tornar cidade mais humana e sustentável
» Bibliotecas municipais divulgam últimas programações de 2019
» Presépio complementa festividades natalinas de Maringá
» Pesquisas sobre PlanMob começam em março de 2020
» Maringá está na posição 1184º entre cidades que mais doam IR
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234