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Histórico do EstaR
 

HISTÓRICO

O Estacionamento Rotativo Área de EstaR Maringá iniciou suas atividades em 28 de dezembro de 2001 atuando na área central da cidade com a finalidade de garantir a rotatividade das vagas, possibilitando assim o direito de estacionar a todos.

O primeiro concurso realizado após a criação do cargo de Agente Orientador de Estacionamento Rotativo foi regido pelo regime CLT que fixava um prazo do contrato de trabalho por um ano, onde inicialmente foram aprovados 80 candidatos, que após serem convocados passaram por um treinamento de capacitação onde obtiveram as informações necessárias para esclarecer as dúvidas dos condutores e fiscalizar com eficiência.

A primeira sede da Área de EstaR ficava localizada no paço da Prefeitura Municipal de Maringá mas logo foi substituída pois não supria as necessidades, então 6 meses após a sua abertura a sua sede foi transferida para Avenida Duque de Caxias 579.

Com os primeiros 34 Agentes Orientadores formados a Área de EstaR Maringá possuía uma cobertura de 2.000  vagas na área central .

Em 2002 foi realizado o segundo concurso diferentemente do primeiro este foi para contratação sob o regime estatutário. Neste concurso a maioria dos Agentes Orientadores que eram Celetistas foi aprovada e passaram a ser funcionários estatutários chegando assim a 110 Agentes Orientadores em uma área de cobertura de 3.700 vagas.

Em 2004 com o aumento no quadro de funcionários a sede da Av. Duque de Caxias já não comportava a demanda então a central da Área de EstaR foi transferida para a Rua Neo Alves Martins 2321, um estabelecimento mais amplo e apropriado para o funcionamento do estacionamento rotativo.

Após 2002 foram realizados mais 3 concursos nos anos de 2008, 2009 e 2010 que tinham objetivo a manutenção do quadro funcional.
Em novembro de 2010 novamente a sede da central Área de EstaR foi transferida. Esta mudança acarretou em uma separação dos setores, onde o Setor Financeiro  e a Coordenação de Estacionamento Rotativo foram para o Terminal Rodoviário de Maringá, já os setores de Expediente, Digitação e Gerência foram realocados na SETRAN - Secretaria de Transportes. 

Novamente em novembro de 2012 a sede da central Área de EstaR foi transferida para antiga biblioteca central próximo ao paço municipal.
Atualmente o Estacionamento Rotativo Área de EstaR Maringá conta com 70 Agentes Orientadores e uma cobertura de 5.240 vagas na área central.
   

LOCAIS DE ATENDIMENTO E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

Fiscalização
A fiscalização da Área de EstaR funciona de segunda a sexta das 09:00h as 16:30h e aos sábados das 09:00h ao 12:00h.

Central
A Central da Área de EstaR, Gerência e Administração ficam localizadas na Avenida São Paulo, 1.182 e, funcionam de segunda a sexta feira das 08:00h as 17:00h e, aos sábados das 09:00h a 12:00h. Realiza regularização dos Autos de Infração, recursos referentes aos autos de infração e demais atendimentos relacionados.
Realiza regularização dos Autos de Infração, recursos referentes aos autos de infração e demais atendimentos relacionados.

Postos de Regularização
PV1- Avenida Brasil x Avenida São Paulo.
PV2- Modulo da Praça Raposo Tavares.
PV3- Praça Napoleão Moreira da Silva
PV5- Avenida XV de Novembro x Praça Renato Celidônio.

*Horário de Atendimento das 09:00h às 16:30h de 2ª a 6ª feira e aos sábados das 09:00 às 12:00h.

Monitores
Coordenam todos os Agentes Orientadores, inspecionando o seu trabalho atendendo usuários em caso de dúvidas, providenciam água, caneta, talão, troco e demais abjetos que o Orientador possa vir a precisar para desempenhar seu trabalho sem sair de seu setor.

Os Monitores têm a liberação de lavrar multas de trânsito regulamentadas pelo Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro.

COMO UTILIZAR O CARTÃO:

Ao Estacionar
Ao estacionar o veículo utilizar o cartão de estacionamento rotativo, raspando ano, mês, dia, hora e minutos de sua chegada e coloque no interior do veículo sobre o painel. O valor de cada cartão é R$ 1,60.
Permanência
O tempo máximo permitido para estacionamento do veículo em uma mesma vaga, quadra ou canteiro central é de 02 (duas) horas. 
Cortesia
Não é acumulativo o tempo de cortesia de 30 (trinta) minutos com o tempo do cartão.

Passível de Autuação 
A ausência do cartão ou sua marcação errônea ou incompleta será considerada estacionamento irregular.
A permanência de pessoas no interior do veículo não desobriga o uso do cartão.
Não é permitido o retorno do veículo para a mesma vaga, quadra ou canteiro central em tempo menor ao máximo permitido de 02 (duas) horas, inclusive o tempo considerado como cortesia.
Os veículos estacionados em desacordo com a regulamentação serão notificados através da emissão do Aviso/Auto de Infração.

 

AVISO / AUTO DE INFRAÇÃO

Todos os Avisos / Autos de Infrações são passíveis de regularização no prazo de 10 dias úteis a partir da data de emissão do mesmo sendo: 
1 hora irregular - R$ 6,40 
2 horas Irregulares - R$ 11,20
Acima de 2 horas Irregulares - R$ 16,00
No caso de não regularização no prazo de 10 dias úteis, será notificado de acordo com o art. 181, Inciso XVII, do Código de Trânsito Brasileiro.

PAGAMENTO VIA DEPÓSITO BANCÁRIO

Estando o Aviso/Auto-de-Infração dentro do prazo de 10 (dez) dias úteis após a data de emissão, o usuário do Sistema deverá efetuar o depósito no valor de: 1 (uma) hora irregular - R$ 6,40.
2 (duas) horas irregulares - R$ 11,20. 

Para Aviso/Auto-de-Infração emitido com infração superior a 02 (duas) horas, deverão efetuar o depósito no valor de R$ 16,00 até 10 (dez) dias úteis após a data de emissão.

Efetuar depósito na Caixa Econômica Federal
Agência: 1546 Operação: 006
Conta Corrente: 78-8, crédito, Prefeitura do Município de Maringá- FUNTRANS.

Enviar o comprovante do depósito e o Aviso/ Auto de Infração para fone/ Fax (44) 3901-1969 contendo o nome do usuário completo, o endereço e o telefone para contato.
Obs: O aviso/ Auto de Infração só será considerado regularizado no sistema, após o envio do fax para a central.

 
 
 Outros Artigos
» Histórico do EstaR
» Informações Gerais
» Estacionamento Rotativo Regulamentado Pago - Informações quanto à utilização do cartão, como e onde efetuar a regularização de Autos de Infração e Localização dos Pontos
 
 
 

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