• Sempat 2019
  • ECC2019
  • Conferência SEPLAN
  • Castração e Emergência Animal
  • Coleta Seletiva
  • Locais Coleta Seletiva - Vidros
  • Farmácia Móvel
  • Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE
Saúde
COMPARTILHE  
09 de Outubro de 2019
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Altas temperaturas e chuvas favorecem aparecimento do escorpião
 
 
Diretoria de Comunicação
 
Registradas neste ano 988 reclamações, 136 acidentes e recolhidos 584 escorpiões Clique para ampliar a foto
Registradas neste ano 988 reclamações, 136 acidentes e recolhidos 584 escorpiões
Diretoria de Comunicação - PMM

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o cuidado com os escorpiões. Altas temperaturas e períodos chuvosos favorecem o aparecimento do animal que busca abrigo em lugares secos, adentrando em residências e estabelecimentos comerciais por ralos e soleiras. 

Registradas neste ano 988 reclamações, 136 acidentes e recolhidos 584 escorpiões: 537 amarelos (Tityus serrulatus), 46 pretos (Tityus bahiensis) e 1 ananteris. Demandas se concentram no Jardim Alvorada, Monte Rei, Zona 7, Vila Morangueira, Zona 5, Parque das Grevíleas, Zona 3, Andrade, Batel e Cidade Nova. 

Colocar barreiras nas portas e janelas e utilizar telas de proteção nos ralos e tampas, lembrando que prédios não estão imunes ao problema, são medidas simples mas eficazes para a prevenção. A constante limpeza do quintal e não utilização de venenos - o que não elimina e apenas desaloja o escorpião - também são importantes. Como o animal tem hábito noturno, neste período os moradores devem redobrar a atenção.

Cada morador é responsável pelo imóvel. Nas áreas públicas, a prevenção é realizada pela Saúde, por meio do Plano Municipal de Controle de Escorpião, percorrendo Centros Municipais de Educação Infantil, Unidades Básicas de Saúde (UBS′s), entre outros locais.

Diariamente a Saúde realiza buscas ativas no entorno de residências e locais públicos. Junto com 150 agentes da dengue também treinados para o combate ao escorpião, equipes capacitadas também contam com apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) nos casos de remoção de materiais pesados como entulhos e tampa de bueiros.

Ao encontrar o animal, deve ser contatada a Ouvidoria da Saúde pelo fone 160 informando endereço para visita e orientação de agentes de zoonoses. Já em casos de acidentes, procurar uma UBS e em casos mais graves, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Saiba mais
Gerência de Zoonoses 
3218-3136
 
 Outras Notícias
 
» Maringá lidera oferta de empregos no interior
» Vila do Papai Noel será montada na próxima semana
» Prefeitura realizará ′aulão preparatório′ para o Enem
» Concurso público será aberto nesta terça, 22
» Prorrogadas inscrições para apresentações musicais voluntárias
» Com média procura, campanha contra sarampo segue até dia 25
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234