• Bosque 2
  • Catedral - Vista noturna
  • Maringá - Vista Aérie
Bosque 2 Catedral - Vista noturna Maringá - Vista Aérie
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Cidade Industrial Agiliza Obras FIA Jogos Abertos de Maringá Bom de Bola
MEIO AMBIENTE:
COMPARTILHE  
31 de Maio de 2011
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Integrantes da Amusep participam de palestra sobre nova Lei de Resíduos Sólidos
 
Assessoria de Comunicação
 
Palestra no Auditório Hélio Moreira reuniu gestores e agentes da área ambiental de municípios que integram a Amusep Clique para ampliar a foto
Palestra no Auditório Hélio Moreira reuniu gestores e agentes da área ambiental de municípios que integram a Amusep
Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Logística Reversa e a elaboração dos planos municipais de geração de resíduos centralizaram a palestra do especialista em assessoria jurídico-ambiental Fabrício Dorado Soler
Foto: Assessoria de Comunicação/PMM

       Prefeitos, secretários municipais, diretores, procuradores jurídicos e coordenadores das áreas de meio ambiente e saneamento da região da Associação de Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) puderam aprimorar na tarde desta terça-feira (31) os seus conhecimentos em relação aos aspectos jurídicos da nova legislação sobre a destinação de resíduos sólidos.
       O encontro realizado no Auditório Hélio Moreira, da Prefeitura de Maringá, teve como palestrante o advogado paulista Fabrício Dorado Soler, que é presidente da Comissão de Direito da Energia na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB/SP) – e coordenador do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Felsberg e Associados.
       No encontro, o advogado transmitiu aos participantes seus amplos conhecimentos em direito ambiental brasileiro e suas experiências nos segmentos de infraestrutura, energia, bioenergia, mineração, resíduos sólidos, emissões atmosféricas, biodiversidade e agronegócio.
       Um dos focos da palestra foi orientar e capacitar os gestores do setor ambiental nas responsabilidades pertinentes à Política Nacional de Resíduos Sólidos e na elaboração dos Planos Municipais de Geração de Resíduos Sólidos, que têm prazo até agosto de 2012 para serem apresentados.
       “Hoje não vai mais resíduo para os aterros sanitários. O que vai é o rejeito, pois os resíduos são reaproveitáveis. Então é preciso haver compartilhamento de atitudes entre o Poder Público, a empresa fabricante de produtos e a população, por meio da coleta seletiva”, explicou Soler. Ele alertou que os municípios e a sociedade têm de avançar na área da responsabilidade compartilhada para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como têm de reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

 

Lei Nº 12.305
       Para o procurador jurídico da Amusep, José Benatti, os municípios se viram na obrigação de se adequarem às normas e novas sistemáticas da Lei Federal Nº 12.305, de agosto de 2010, que está para ser regulamentada. “Temos de definir a melhor forma e tratamento para destinação final do lixo. Por isso, um encontro como este é de extrema utilidade para todos os gestores e agentes dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos”, observou.
       Na abertura do evento, o secretário municipal de Meio Ambiente de Maringá, Leopoldo Fiewski, lembrou que o convite ao advogado paulista e a realização da palestra “são uma contribuição da Prefeitura de Maringá aos municípios que compõem a Amusep, possibilitando acesso a informações qualificadas aos gestores, dentro das atividades programadas na Semana Mundial do Meio Ambiente que está em curso”.
       Outro assunto que mereceu destaque na palestra foi o conjunto de obrigações legais que irão estruturar juridicamente a Logística Reversa no Brasil no futuro.
       O termo Logística Reversa já era praticado desde o ano de 2000, quando a Lei 9.974 passou a tratar da obrigatoriedade de retornar ao fabricante as embalagens de agrotóxicos vazias. Com isso, o Brasil já é o país que mais recolhe embalagens de defensivos agrícolas no mundo.
       Atualmente a legislação prevê a logística reversa de produtos como pilhas, baterias, pneus, resíduos da construção civil e resíduos de serviços de saúde.
 
Semana do Meio Ambiente
       Com atividades programadas até o próximo domingo, dia 5 de junho, a Semana Mundial do Meio Ambiente é uma realização do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Condema); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Saneamento; com apoio da Secretaria Municipal de Saúde; Sanepar; Sistema Fecomércio Sesc/Senar; Instituto São Francisco; Grupo Escoteiros Verde Canção e Novo Horizonte; Maringá e Região Convention & Visitors Bureau; Faculdade Cidade Verde; Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura; América Latina Logística; Transporte Coletivo Cidade Canção; Projeção Outdoor; Rádio Maringá FM; Associação Comercial e Industrial de Maringá; Bebidas Ouro Verde; Sindivest e Cocamar.

 

Confira a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente em Maringá:

 

- 31/05 - TERÇA FEIRA  (Auditório do CREA/Maringá)
19:30  – Credenciamento
20:00 – Abertura oficial (Presidente do COMDEMA; Prefeito Municipal; Presidente da Câmara de Vereadores, Secretario Municipal e representante da SEMA/PR)
20:30  – Palestra de abertura: Aspectos Jurídicos da Responsabilidade Compartilhada na Gestão de Resíduos (Fabrício Dorado Soler – Coord. do Dept. de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FELSBERG e ASSOCIADOS)

 

- 1º/06 – QUARTA-FEIRA  (Auditório do CREA/Maringá)
08:00  – Credenciamento
08:30  –   Painel: Pegada Ecológica - (Fabrício Campos: Diretor da Ecossistemas; Terezinha Martins: Bióloga - WWF/Brasil -  World Wide Fund For Nature)
10:15  – Intervalo
10:30 as 12h  – Debate
14:00 as 17h  – Oficina: Cálculo para Elaboração da Pegada Ecológica/WWF (Faculdade Cidade Verde - FCV)

 

- 02/06 – QUINTA-FEIRA  (Auditório do CREA/Maringá)
08:00  – Credenciamento
08:30  – Painéis:
1)Guarda Responsável de Animais - Perspectivas para Centro de Controle de Zoonoses (Marilda Fonseca de Oliveira - Médica Veterinária / SESA – Maringá)
2)Programa de Controle Ético de Populações de Animais Domésticos (Edilaine Vieira da Silva – Secretária de Meio Ambiente de São José dos Pinhais)
3)Programa de Guarda Responsável de Animais Domésticos na APA do Iraí (Michele Losso – Bióloga / Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar)
10:00   – Intervalo
10:15   –  Teatro – Guarda Responsável (Grupo da Prefeitura de São José dos Pinhais)
10:40   - 4) Guarda Responsável – A Visão e a Necessidade da Sociedade (Leonardo Napoli – Médico Veterinário membro do CRMV/Curitiba – PR)
– 5) Guarda Responsável de Animais (Clarice Rodrigues – ONG APARU de Maringá)
11:30   – Debate
12:00   – Intervalo
13:30 às 17:00 – Feira para adoção de Animais domésticos e Exposição Ambiental Itinerante - Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio

 

- 03/06 – SEXTA-FEIRA (Auditório do CREA/Maringá)
08:00 – Credenciamento
08:30 – Palestra: Construções Sustentáveis / Certificação LEED (Felipe Augusto Faria – Operations and Government & Institutional Manager – Greens Building Council – GBC/Brasil)
10:00 – Intervalo
10: 15 às 11:30 – Debate
11:30 – Intervalo

 

- 04/06 – SÁBADO
Tarde – Campanha de sensibilização e coleta de óleo de cozinha pós consumo nas lojas da rede São Francisco / Canção (Grupos Escoteiros Verde Canção e Novo Horizonte / Instituto São Francisco)

 

- 05/06 – DOMINGO
07:00  – ECOBIKE – Saída em Frente à SANEPAR (Av. Pedro Taques, 1381)
09:00 às 17:00 – (PARQUE DO INGÁ) – Visitação aberta ao público;
14:00 – (Praça da Catedral) Campanha de sensibilização e coleta de óleo de cozinha pós consumo na Praça (Grupos Escoteiros Verde Canção e Novo Horizonte / Instituto São Francisco); Projeto “Responsabilidade Socioambiental do Shopping Cidade”

 
 Outras Notícias
 
» Programação da Setrans para esta quinta-feira (31)
» Cultura oferece o espetáculo “Todos fomos Alunos” no Teatro Barracão
» Atividades programadas pela Secretaria de Serviços Públicos para esta quinta-feira (31/07/2014)
» Programação do Procon para esta quinta-feira (31)
» Motoristas devem ter prudência ao trafegar pela Gastão Vidigal
» Semanas de Aleitamento Materno e da Amamentação começam nesta sexta-feira
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234

Registro Ponto do Servidor