Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrnico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Plano Decenal dos Direitos Humanos ÔNIBUS NOVOS HORÁRIOS Acesso Cidadão - Senha Web AUDIÊNCIA - ERA AVENIDA COLOMBO
Saúde
COMPARTILHE  
13 de Setembro de 2017
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Comitê de prevenção ao suicídio divulga boletim
 
Diretoria de Comunicação
 
 Boletim Informativo
O Comitê de Prevenção e Posvenção do Suicídio, da Secretaria de Saúde de Maringá, informa em boletim que a mortalidade por suicídio aumentou cerca de 60% nos últimos anos. O boletim, bimestral e inserido na campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida  revela que a cada 45 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo (no Brasil é uma a cada 40 minutos). As estatísticas colocam o país em 8º lugar em números absolutos de suicídios. 

Segundo o boletim, organizado pela psicóloga Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi, em 2016 foram notificados 369 casos de violência autoprovocada (tentativa de suicídio) em Maringá, com 18 mortes. Mulheres prevaleceram entre as tentativas (63% ou 234 casos), mas foram homens que mais morreram (11 contra 7).  A faixa etária com maior frequência de ocorrência de comportamento suicida em 2016 foi entre adultos jovens, dos 20 aos 34 anos, informa o boletim.

Segundo o boletim, a pessoa que contempla o suicídio como possibilidade de solução, encontra-se em estado de sofrimento que ela percebe como sendo intolerável, inescapável e interminável. O boletim elenca frases que remetem ao suicídio sobre diversas perspectivas, desconstruindo mitos, como a convicção equivocada de que a ameaça de suicídio seria apenas manipulação  ou ′quem quer se matar, se mata mesmo′ . Essa idiea pode conduzir ao imobilismo terapêutico, diz o boletim. 

Raquel Antoniassi explica que o Comitê de Prevenção e Posvenção do Suicídio foi criado em 2015 para gerenciar ações ligadas ao tema. O enfrentamento do problema exige preparo técnico e pessoal da equipe de saúde para manejo dos casos de comportamento suicida,  afirma a psicóloga, responsável técnica do comitê, que passa a divulgar boletim para estimular reflexões, sensibilizar e capacidade a rede de saúde pública do município.
 
 Outras Notícias
 
» Causa animal é reconhecida com sanção de lei contra maus-tratos e valorização de ONG
» AVISO/AGÊNCIA DO TRABALHADOR
» Prefeitura lança Campanha de Vacinação contra a Dengue
» Secretaria de Planejamento: mais uma mulher é nomeada secretária
»  Gestores da saúde de Araucária buscam tecnologia maringaense
» Aniversário do Parque do Ingá será marcado por cultura, esporte e lazer
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234

Registro Ponto do Servidor