• http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=72573297775572&id=35052
  • Castração e Emergência Animal
  • Coleta Seletiva
  • Locais Coleta Seletiva - Vidros
  • Farmácia Móvel
  • Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE
Startups
COMPARTILHE  
21 de Maio de 2018
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Selecionadas quatro equipes no primeiro edital de inovação lançado pela Prefeitura
 
 
Diretoria de Comunicação
 
Termos de cooperação foram assinados na manhã desta segunda-feira, 21, na sala de reuniões do Paço Municipal Clique para ampliar a foto
Termos de cooperação foram assinados na manhã desta segunda-feira, 21, na sala de reuniões do Paço Municipal
Foto: Vivian Silva / PMM
Clique para ampliar a foto
Termos de cooperação foram assinados na manhã desta segunda-feira, 21, na sala de reuniões do Paço Municipal
Foto: Vivian Silva / PMM
Clique para ampliar a foto
Termos de cooperação foram assinados na manhã desta segunda-feira, 21, na sala de reuniões do Paço Municipal
Foto: Vivian Silva / PMM
Clique para ampliar a foto
Francisco Favoto – secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico: “Prefeitura colocará sua estrutura à disposição das startups para auxiliar nos projetos a serem colocados em prática”
Foto: Vivian Silva / PMM
Clique para ampliar a foto
Para o diretor do Procon, Rogério Calazans, é fundamental a melhora no atendimento ao munícipe de forma a ter suas demandas atendidas o mais rápido possível
Foto: Vivian Silva / PMM

Três secretarias municipais vão contar com o auxílio de quatro empresas startup que foram selecionadas para contribuir com projetos de melhoria na qualidade de vida e nos serviços de atendimento aos cidadãos maringaenses.
Os termos de cooperação com as empresas foram assinados na manhã desta segunda-feira, dia 21, no Paço Municipal, pelo vice-prefeito Edson Scabora, os três secretários das pastas contempladas e representantes das equipes selecionadas.
As quatro startups selecionadas para terem seus projetos testados no município envolvem as áreas da saúde, educação e serviços do Procon.
Para o setor da saúde as empresas HCG e Engine inscreveram projetos que visam a redução de problemas de absenteísmo que chegam atualmente a 30% das consultas especializadas previamente marcadas nas unidades de atendimento.
A integração entre pais e a escola é a meta a ser atingida pelo projeto Educar APP na área da educação, enquanto a melhoria do atendimento do Procon é o objetivo maior da equipe da Maringá Tech.
Todo o processo de acompanhamento dos trabalhos das empresas serão coordenados pela Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), que também foi responsável pelo lançamento do edital.
Ao abrir a cerimônia de assinatura, o secretário Francisco Favoto ressaltou que “durante o período de testes a Prefeitura não investirá recursos financeiros, mas colocará sua estrutura à disposição das startups para auxiliar nos projetos a serem colocados em prática”.
Para o vice-prefeito Edson Scabora, a prática dessa iniciativa de parcerias comprova que não só a denominação da secretaria municipal específica para o setor do desenvolvimento econômico foi alterado, como também a sua área de abrangência e atuação. “O que queremos é uma Prefeitura que exerça um sistema de gestão desburocratizado, modernizado e acelerado, e que se torne referencial nos diversos setores, especialmente no que diz respeito a tecnologia da informação”, sublinhou.

Desafios e metas
Ao explanar os desafios e metas do projeto Maringá Pitch, para cada setor, o diretor de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Franz Wagner Dal Belo, explicou que o chamamento público realizado visa atender as demandas da Prefeitura e da comunidade maringaense. “Entre os benefícios esperados estão o fomento às empresas inovadoras e a criação de uma cultura de inovação no município, aproximando o poder público da comunidade. A finalidade é transformar Maringá em referência de soluções inovadoras”, disse.
Segundo o secretário de Saúde, Jair Biato, o desafio no setor será a forma de diminuir ou até mesmo zerar os índices de absenteísmo - não comparecimento - nas consultas especializadas, pois o atual índice compromete e dificulta sobremaneira o acesso de outros usuários ao Sistema Único de Saúde - SUS. “Queremos também diminuir o prazo de espera para a realização de consultas especializadas e os gastos financeiros”, afirmou. 
Já a secretária de Educação, professora Valkíria Trindade quer ter a possibilidade de que os familiares dos alunos recebam a informação da frequência escolar com maior agilidade, evitando maiores prejuízos para o desenvolvimento escolar da criança. “É preciso que seja criada uma ferramenta para agilizar a comunicação entre a escola e os pais quando da falta dos filhos, possibilitando um controle de ambas as partes”, observou.
Para o diretor do Procon, advogado Rogério Calazans, é fundamental a melhora no atendimento ao munícipe de forma a ter suas demandas atendidas o mais rápido possível. “Vamos trabalhar no sentido de diminuir o tempo de espera no serviço de atendimento, de criar um sistema de atendimento não presencial e agilizar o trâmite do atendimento. Também é necessário um acesso às informações de maneira mais organizada e fluida, como também criar um banco de dados das reclamações, o que é obrigatório por lei, e agilizar os procedimentos administrativos de forma totalmente eletrônica”, enumerou.
Após o período de testes os projetos das startups, que são as empresas emergentes de pequeno porte, poderão ser contratados por licitação ou terem o convênio renovado com a Prefeitura de Maringá. (CP/PMM)

Mais informações: 3221-1333 / 1364 (Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico)


 
 Outras Notícias
 
» Plataforma ′Maringá Cultura′ vai facilitar integração da agenda cultural
» ′Julho Amarelo′ reforça prevenção e tratamento de hepatites virais
» Sete maringaenses são convocados para os Jogos Parapan-Americanos
» Ciclovia de Maringá entre as mais belas do Brasil, segundo site
» ′Nenhuma Mulher a Menos′ é tema do Dia do Combate ao Feminicídio
» Maringá e Sarandi discutem obras de ligação entre municípios
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234