• Conferência Juventude
  • Castração e Emergência Animal
  • Coleta Seletiva
  • Locais Coleta Seletiva - Vidros
  • Farmácia Móvel
  • Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE Jogos Abertos de Maringá - Inscrições
 AGENDA CULTURAL
 
Mês Anterior Mês Posterior Novembro/2019


Exposição "Cartazes em Cartaz"
04/11/2019  à 20/12/2019
Local: Teatro Calil Haddad
Valor: Gratuito
Observação:

Exposição "Cartazes em Cartaz"

Quem vier ao Teatro Calil Haddad poderá conferir a exposição "Cartazes em Cartaz", produzida pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural no 2º piso do Teatro.
São 40 cartazes colecionados há mais de 30 anos, fruto do acervo de doações e coletas feitas pelo Patrimônio; ações da própria Secretaria de Cultura.

Horário de visitação:

2ª a 6ª: 8 às 21h
Sáb, dom e fer: 8h às 20h
Entrada gratuita
Classificação livre

Teatro Calil Haddad
Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500. Zona 05

 
Documentário Nós, Servidores
05/11/2019  à 05/11/2019
Local:
Valor:
Observação:

Em 2019, a Secretaria de Cultura criou o prêmio Antônio Mário Manicardi, o qual viabilizou a produção de um documentário para destacar a importância histórica dos servidores públicos municipais na história de Maringá.
São 10 episódios com 7 minutos cada, em média, onde por meio de entrevistas e registros imagéticos, conta-se um pouco dos desafios enfrentados por esses profissionais no início da construção e consolidação de nosso Município.
O lançamento do documentário se dará na próxima terça-feira, às 15h, no Auditório Hélio Moreira (anexo ao Paço Municipal). Depois, os episódios serão disponibilizados nas redes sociais.

Estão todos convidados!

 
Convite ao Teatro - Show dos Bichos
05/11/2019  à 05/11/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:
Show dos Bichos Cia Mão Dupla O “Show dos Bichos” é um espetáculo de teatro de bonecos que traz em sua essência, técnicas de manipulação de fio, de luva (marrote) e outras variações. Os bonecos representam animais da fauna brasileira e são os protagonistas desta história; os quais estão inseridos numa cenografia em forma de empanada, retratando o meio ambiente. A dramaturgia está centrada na música brasileira destacando poetas e cantores da nossa região e país; no decorrer do show cada personagem apresenta e utiliza um instrumento musical, por exemplo: o bode, o acordeom; o jacaré, o pandeiro; o lobo, o piano; o macaco, a bateria; o Urubu, a gaita; a tartaruga, o contrabaixo; a onça pintada, a guitarra; o galo, o cavaquinho e a Vaquinha, a cantora. Os diálogos e músicas colocam em evidência, de forma lúdica, a urgência da preservação dos animais em extinção e do ecossistema, entendendo que somos todos responsáveis e parte deste mesmo planeta. As músicas evidenciam a necessidade desta preservação.


 
Convite à Dança - Parasitas
06/11/2019  à 06/11/2019 20h30
Local: Teatro Reviver
Valor: Gratuito
Observação:
Convite à Dança - Parasitas
CIA PEDRAS TEATRO CIRCO
Duas apresentações: 06.11 e 13.11

O espetáculo é uma faísca de possibilidades: corpo, alma e mente num duelo para
vencer os parasitas reais e metafóricos que oprimem e sufocam nossas liberdades!
Quem é o prejudicado? Quem é o beneficiado?
A presença e a ausência se confundem num estar só para sempre.
Imagens, gostos e sensações pretendem propor uma atmosfera para dialogar com a
plateia, pois assim a arte se completa!
Parasitas é um leque de questionamentos, abrindo novos caminhos para libertar nossas
inquietudes e se preciso for gritar nossa alforria!
 
Cinema a Céu Aberto - Up, Altas Aventuras
06/11/2019  à 06/11/2019 20h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:Descrição: 20h Praça Todos os Santos S/N do Teatro Reviver Entrada Gratuita Classificação livre *Levar acomodações (cadeiras, cangas, esteiras) para melhorar aproveitamento do filme Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.
 
Convite ao Teatro - Aterra
08/11/2019  à 08/11/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:Descrição: 20h30 Teatro Barracão Convite ao Teatro - Aterra Companhia da Terra Entrada gratuita Classificação 14 anos Inspirada pela cidade de Jacarezinho, no Paraná, entre 1920 e 1950, a peça narra a história de um homem simples, do campo, tendo como conflito os seus “aterramentos”, da infância à vida adulta. Aterrar é o processo do ser humano de deixar pelo caminho da vida decisões e vontades, e nesse percurso é quando aterramos - por decisão própria ou de terceiros - nossos desejos, nos afastando cada vez mais da nossa essência. Resgatando e valorizando a cultura caipira a trilha sonora original auxilia nossa viagem a esta delicada e emocionante poesia documental.
 
Documentário Cine Horizonte
08/11/2019  à 05/11/2019 20h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:


No dia 08 (sexta-feira), estreia no Auditório Hélio Moreira, o documentário curta-metragem “Cine Horizonte”, projeto contemplado pelo prêmio Aniceto Matti e produzido pela produtora maringaense Publik Cine Vídeo. O documentário vem nos mostrar relatos de experiências vividas por antigos frequentadores e ex-funcionários do estimado Cine Horizonte, que funcionou até a década de 1990 na Vila Operária.

Para uma cidade do interior do Paraná, o cinema de rua era o programa em si. Como em um grande evento, as pessoas se preparavam, se organizavam, iam acompanhadas, desfrutando de momentos de socialização e entretenimento que iam além do filme exibido. O Cine Horizonte teve um papel fundamental na história artística e de entretenimento na vida dos maringaenses e foi um dos últimos cinemas de rua a fechar as portas na cidade, vitimado pelo fenômeno das grandes redes de cinema e novos formatos de exibição.

Local de exibição: Auditório Hélio Moreira

Estreia: 08/11/2019 - Horário: 20h00

Demais sessões:
08/11/2019 - Horário: 21h00
11/11/2019 - Horários: 20h00 - 20h40 - 21h20

 
CLAMOR DO SEXO
09/11/2019  à 09/11/2019 20h
Local:
Valor: Gratuito
Observação: CLAMOR DO SEXO EUA/1961 - 124min. Diretor: Elia Kazan Elenco: Natalie Wood, Warren Beatty, Pat Hingle, Barbara Loden e Zhora Lampert Local: Auditório Hélio Moreira Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (anexo a Prefeitura) Classificação 16 anos No Kansas do final dos anos 20, o romance entre dois adolescentes esbarra no puritanismo de uma sociedade - hipócrita, naturalmente. Obra-prima de Kazan sobre moralismo e repressão com performance extraordinária de Natalie Wood. Oscar de Melhor Roteiro Original.
 
Convite à Música - Instrumental
14/11/2019  à 14/11/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação: Instrumental Vinicius Morimoto e Banda VINÍCIUS MORIMOTO Nascido e criado na cidade de Maringá - PR, Vinícius Morimoto iniciou seus estudos musicais aos 14 anos. Profissionalmente, atuou tocando violão e guitarra em bandas locais, do gênero pop rock. Com passar do tempo por influência do pai, surgiu o interesse pela música sertaneja e a viola caipira surgiu em sua vida de forma inesperada, porém se tornou sua parceira inseparável. Há dez anos vem lecionando em sua cidade e a cada dia conquistando novos adeptos ao instrumento. Hoje em dia, Vinícius se divide entre as aulas e os projetos musicais que atua. Coordena o Grupo de Viola Amigos do Jaspion, integra o Trio Alma Cabocla e a Orquestra Maringaense de Viola Caipira.

Classificação livre Retirada dos ingressos uma hora antes no local


 
Convite ao Cinema - Os Amantes Crucificados
16/11/2019  à 16/11/2019 20h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:Dia 16/11 - Sábado - 20 horas

Filme: OS AMANTES CRUCIFICADOS

Japão/1954 - 102min.

Diretor: Kenji Mizoguchi

Elenco: Kazuo Hasegawa, Kyōko Kagawa, Eitarō Shindō, Eitarō Ozawa e Yōko Minamida

Local: Auditório Hélio Moreira

Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (anexo a Prefeitura)


Classificação 16

ENTRADA FRANCA



Junto com “Oharu”, “Contos da Lua Vaga” e “O Intendente Sansho”, “Os Amantes Crucificados” é uma das obras-primas do final da carreira do mestre japonês. Num jidaigeki (drama de época) com imagens de tirar o fôlego, conta o romance trágico vivido pela esposa de um rico comerciante e um de seus funcionários, numa crítica feroz à ganância do Japão.

 
Convite Ás Artes Visuais - Fotografando a Vida no Toque da mão
17/11/2019  à 10/12/2019
Local:
Valor: Gratuito
Observação:O Projeto de Artes Visuais FOTOGRAFANDO A VIDA NO TOQUE DA MÃO, de autoria da artista plástica e artesã LINDAURA HONORATO (LINDA), apresenta a produção de obras de artes plásticas e a de esculturas, criadas especialmente para a exposição. O Projeto foi viabilizado por meio de verba de incentivo à cultura PRÊMIO ANICETO MATTI, através da Secretaria de Cultura de Maringá (Edital de Concurso Nº. 007/2018-PMM). O objetivo da exposição é o de mostrar que a arte pode estar em qualquer elemento, por mais simples que ele possa parecer. Diz a artista: “Eu não sou artista, eu sou arteira, pois, há prazer e diversão no criar”. A exposição acontecerá na sala de exposições no térreo do Teatro Calil Haddad, no período de 17 de novembro de 2019 a 10 de dezembro de 2019 (entrada gratuita - classificação livre). As obras de artes plásticas foram compostas por quadros, desenvolvidos a partir de técnicas mistas, em alto relevo, que envolveu a utilização de massa, papel maché, tinta, fotografias, objetos, gesso, entre outros elementos. Utilizou-se, também, da técnica da pintura em arte fluídica Dutch pour (técnica holandesa), e, também, de elementos da natureza, como pedras, folhas secas, sementes, cascas de árvores, massa de modelagem, massa plástica, texturas de médio e alto relevo, areia, tinta, madeira, tecido. As esculturas em forma de fontes de água, estátuas e demais representações foram produzidas a partir do cimento, tecido, gesso, madeiras e outros elementos. Todas as obras terão a leitura e apreciação feitas, inclusive, pelo toque das mãos, facilitando o despertar da percepção dos sentidos.
 
Convite à Dança - Noite Oceânica, Geral Sentiu
20/11/2019  à 20/11/2019 20h30
Local: Teatro Reviver
Valor: Gratuito
Observação:
Convite à Dança - Noite Oceânica, Geral Sentiu
CIA Duo Due e Dj Chá de Lirian
Classificação livre

Três mulheres místicas em cena. Nenhuma sabe o que a outra pretende ou quer fazer. Duas
bailarinas e uma DJ. O espetáculo começa com uma preparação corporal desenvolvida a partir
de elementos de diferentes técnicas trabalhadas pelas intérpretes: dança contemporânea,
floorwork, yoga, capoeira, aikido, house dance, teatro entre outras. O grau de relação entre as
três mulheres se desenvolve de maneira peculiar ao longo da peça.


 
 
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234