• Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE Jogos Abertos de Maringá - Inscrições
Educação
COMPARTILHE  
21 de Fevereiro de 2020
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Ensino inclusivo atende 550 alunos com equipe multidisciplinar
 
 
Diretoria de Comunicação
 
Janaína de Fátima Agostinis Souza, professora com deficiência visual Clique para ampliar a foto
Janaína de Fátima Agostinis Souza, professora com deficiência visual
Aldemir de Moraes/PMM
Alunos e professores fazem parte da educação inclusiva na rede municipal de ensino de Maringá. O município conta com duas professoras deficientes visuais e uma autista na equipe. Aproximadamente 550 alunos com necessidades especiais estão matriculados nas escolas e 350 servidores atendem como apoio em sala de aula e recebem capacitação mensalmente. 

Janaína de Fátima Agostinis Souza, professora com deficiência visual, conta que o início da sua inclusão no sistema de ensino foi na Escola Municipal Ulysses Guimarães, “é a realização de um sonho estar em um ambiente como este”. Na estrutura de ensino municipal existem 26 Salas de Recursos Multidisciplinares (SRM), sendo 21 para atender alunos com deficiências intelectuais ou físicas, 2 para atender alunos com altas habilidades, ou seja, superdotação, 2 para atender alunos com problemas visuais e 1 para alunos com problemas auditivos.

Quando a criança apresenta algum atraso na aprendizagem e desenvolvimento ou possui alguma patologia relacionada a saúde alimentar, é encaminhada para o Centro Municipal de Apoio Especializado Interdisciplinar (CEMAE). No local, uma equipe multi-interdisciplinar realiza orientação educacional, acompanhamento pedagógico e psicológico, assessoria pedagógica da educação especial e inclusão educacional, atendimento fonoaudiológico e psicopedagógico e estimulação essencial. Entre os principais laudos estão o Transtorno do Espectro Autista, deficiência neuromotora, Síndrome de Down e deficiência intelectual, visual e auditiva.


SERVIÇO:
Secretaria Municipal de Educação
Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 
(44) 3221-6900

 
 Outras Notícias
 
» Boletim semanal apresentará mais detalhes sobre contágio do coronavírus em Maringá
» Fiscalização flagra e autua bares com clientes escondidos
» Boletim de sábado,4, indica 31 casos positivos
» Boletim confirma 25 casos confirmados de COVID-19 em Maringá
» Operação orienta pessoas nas ruas sobre importância do isolamento
» Ouvidoria recebe mais de 10 mil denúncias em 13 dias
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234