• Castração e Emergência Animal
  • Coleta Seletiva
  • Locais Coleta Seletiva - Vidros
  • Farmácia Móvel
  • Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE Jogos Abertos de Maringá - Inscrições
 AGENDA CULTURAL
 
Mês Anterior Mês Posterior Agosto/2019


Convite à Música - Para Ouvir e Entender a Lua
01/08/2019  à 15/08/2019
Local:
Valor:
Observação:
Duas apresentações no mês:

01.08 e 18.08
Teatro Barracão
20h30
Entrada gratuita
Classificação livre

Para ouvir e entender a lua
Divino, delicioso instrumento que se casa tão bem com o amor e tudo o que, nos instantes
mais belos da natureza, induz ao maravilhoso abandono! E não é à toa que um dos seus mais
antigos ascendentes se chama viola d′amore, como a prenunciar o doce fenômeno de tantos
corações diariamente feridos pelo melodioso acento de suas cordas... Até na maneira de ser tocado -
contra o peito - lembra a mulher que se aninha nos braços do seu amado e, sem dizer-lhe nada,
e a ame acima de tudo, pois do contrário ela não poderá ser nunca totalmente sua.
parece suplicar com beijos e carinhos que ele a tome toda, faça-a vibrar no mais fundo de si mesma.
 
ProjecT.aTo - a dança como ato
02/08/2019  à 02/08/2019
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

>> Contemplado Aniceto Matti <<

Espetáculo “Nimba”
(2.8) às 20h no Teatro Reviver 
Entrada gratuita 
ProjecT.aTo - a dança como ato

Utilizando dos elementos e simbologias femininas da natureza, em diálogo com a dança africana, o espetáculo busca gerar a reflexão desta essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além de ser mulher, no sentido do sexo e das características físicas, e que tem o poder de se manifestar no tempo e espaço que quiser.


  • Oficina de dança afro

Dias 2 e 3 de agosto na sala de dança do Teatro Calil Haddad

Inscrições pelo link http://bit.do/BENKADY

40 vagas - haverá processo seletivo



Projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O “Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.














 
ENTRENSEJOS
02/08/2019  à 11/08/2019
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

>> Contemplado Aniceto Matti <<

Projeto AKOUSMA apresenta ENTRENSEJOS
Dias 2, 3, 4 e 7 de agosto na Arena das Artes
Dias 10 e 11 de agosto no Teatro Barracão
Sempre às 20h30
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita 
Retirar ingressos 1 hora antes da apresentação, na bilheteria do local
Capacidade de público: 60 pessoas

Sinopse: “Quantas memórias cabem entre os “tic tac′s” de um relógio? Já fechou seus olhos para ouvi-las? Seu Nicolau ficou sozinho. Ainda espera por Ana. Restaram-lhe seus três maiores sonhos, seus netos, e uma sala repleta de relógios, incapazes de contar um tempo que já passou. O que é que estás a ouvir?”
Entrensejos quer nos alertar sobre viver o tempo presente e estar por inteiro para escutar o que está no entorno de nós mesmos, entender que o som tem algo para dizer além do óbvio.

*Produzido com verba de Incetivo à Cultura / Prêmio Aniceto Matti

 
Convite à literatura
03/08/2019  à 03/08/2019 15h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

Lançamento do livro “A Última Folha do Caderno” de Lucas Afonso


O poeta Lucas Afonso vem a Maringá lançar seu primeiro livro “A Última Folha do Caderno” pelo Convite à Literatura, da Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC). O lançamento será dia 03 de agosto na Coletiva Mostra Multicultural, às 15h, e contará com um bate-papo com o autor, mediado pela professora de literatura Érica Paiva Rosa, além de sessão de autógrafos e um sarau com o público presente. Os livros serão vendidos no evento e custam R$30,00.

Lucas Afonso é poeta, rapper e arte-educador. Lançou o EP "à margem" em 2014, foi campeão do “Slam Brasil” em 2015 e semifinalista no “Grand Poetry Slam” em 2016, a Copa do Mundo de Poesia que acontece anualmente na França. Figura conhecida na cena dos saraus e slams da cidade de São Paulo, Lucas Afonso sai do fundão da sala de aula para mostrar ao mundo o que tanto escrevia na última folha do caderno. Da oralidade para o livro, A Última Folha do Caderno é o registro da poesia de um jovem que vive os conflitos de nascer e crescer na periferia da Zona Leste de uma das maiores cidades do mundo. Esse é um livro de poemas feitos durante a aula, no intervalo do trabalho ou quando o chefe não estava por perto!

A Última Folha do Caderno tem a orelha escrita pela Atriz-MC Roberta Estrela Dalva, precursora do poetry slam no Brasil, fotos de Tiago Santana e é lançado pelo Selo do Burro. A primeira aparição do livro aconteceu recentemente durante a programação da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty - onde o rapper também abriu a Flip Slam. Começou bem né? Como diz o próprio autor: "Logo nóis, que tirava nota baixa na prova".


SERVIÇO

Evento gratuito, aberto ao público em geral.

Data: 03 de agosto de 2019.

Local: Coletiva Mostra Multicultural. Rua Padre Vieira, 443, zona 7.

Horário: 15h.



 
9º FESTEBOM (Festival de Teatro de Bonecos)
05/08/2019  à 11/05/2019
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

9º FESTEBOM (Festival de Teatro de Bonecos)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), promoverá entre os dias 05.08 e 11 de agosto, o 9º Festival de Bonecos de Maringá (Festebom). O evento fomenta a cultura do teatro de bonecos a partir de atrações descentralizadas, bem como oficinas de confecção destes objetos e contação de histórias entre os dias 31.07 a 06.08, com inscrições gratuitas para todos os públicos. 
O homenageado neste ano é o Bonequeiro Maringaense Sandro Maranho Jacintho, figura expoente no teatro e confecções de bonecos.
Inserido no calendário oficial do município desde 2009, por meio da Lei nº 8.328, o Festebom reforça a tradição dos bonequeiros a partir de atividades e intercâmbio entre artistas do ramo.


Todas apresentações são gratuitas, retiradas dos ingressos uma hora antes no local

 
Oficina gratuita de cinema - CINEMATOGRAFANDO
06/08/2019  à 00/00/0000
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

A 2ª edição do CINEMATOGRAFANDO está com inscrições abertas!

Se você tem entre 15 e 18 anos, gosta de cinema, arte e quer aprender sobre a produção de um filme, suas etapas e as técnicas envolvidas, esse curso é pra você!

As aulas acontecerão entre agosto e dezembro de 2019 com dois encontros semanais, às quintas (tarde) e aos sábados (manhã e/ou tarde).

Os interessados deverão preencher o formulário do link: bit.ly/cinematografando

 
Projeto de Literatura e Leitura Uma Doçura por Um Segredo,
06/08/2019  à 06/08/2019
Local:
Valor:
Observação:Projeto de Literatura e Leitura "Uma Doçura por Um Segredo", produzido com verba de incentivo à cultura - Prêmio Aniceto Matti/2018, que acontecerá em Maringá nos dias 20, 21 e 23 de agosto, com oficinas criativas e interativas para crianças, adolescentes e idosos e oficina e palestra com André Neves - escritor e ilustrador.

Inscrições on line:
 
Programação Biblitecas - Agosto
07/08/2019  à 07/08/2019
Local:
Valor:
Observação:
Neste mês de julho a Biblioteca Professora Tomires Moreira de Carvalho, completará 32 anos e contará com uma programação especial.  
No dia 10.08 - Oficina de Grafite com o Artista Plástico Renê Meyring. Dia 14.08 às 14h tem espetáculo com a Cia Expressão do Amor.

Confira a programação completa para o mês de Agosto em todas Bibliotecas Municipal de Maringá:
 
Convite à Dança
07/08/2019  à 07/08/2019 20h30
Local: Teatro Reviver
Valor: Gratuito
Observação:Suíte do Ballet “Dom Quixote” O Ballet “Dom Quixote” é baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes A característica fundamental do espetáculo são os traços hispânicos, com seus animados cavaleiros e espevitadas signoritas A apresentação conta com Kitri e Basílio, protagonistas da peça, que vivem uma história que se alterna entre amor, heroísmo e ilusão. Os dois enganam o rico Gamach, noivo da heroína, com quem Lorenzo, pai de Kitri, força que ela se case. Os apaixonados Kitri e Basílio conseguem se casar em uma festa em Barcelona. A Escola de Ballet de Ibiporã apresenta com 30 bailarinos um balé que conta com teatralidade e música, com o qual o público vive as emoções da obra de modo inclusivo, como se fossem personagens.
 
Convite à literatura
09/08/2019  à 09/08/2019
Local: Teatro Calil Haddad
Valor: Gratuito
Observação:Música e poesia com Piera Schnaider, Patrícia Borges e Rafael Marinho, com lançamento do livro “Água Viva”, de Piera, e pocket show do duo Patrícia (voz) e Rafael (violão).

 
Convite ao cinema
10/08/2019  à 10/08/2019 20h
Local: Auditório Hélio Moreira
Valor: Gratuito
Observação:Filme: “AMORES PERROS” México/2000 - 154min. Direção: Alejandro González Iñárritu Elenco: Gael García Bernal, Emilio Echevarría, Goya Guerrero, Álvaro Guerrero, Vanessa Bauche, Jorge Salinas e Adriana Barraza Local: Auditório Hélio Moreira Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (anexo a Prefeitura) Realização: Secretaria de Cultura de Maringá Classificação 16 anos ENTRADA FRANCA Coordenação e Curadoria: Paulo Campagnolo Três histórias se cruzam na Cidade do México. Violência doméstica, desigualdades sociais e crueldade contra animais dão o tom árido e seco deste filme brutal aclamado pela crítica e premiado internacionalmente.
 
>> Cinema a Céu Aberto - Especial Iguatemi <<
10/08/2019  à 10/08/2019 20h30
Local: IGUATEMI
Valor: Gratuito
Observação:

10.08, às 20h30 na Praça Luiz Moreira de Carvalho (Praça da Igreja Central), acontece mais uma edição do "Cinema a Céu Aberto".

Filme "O Auto da Compadecida"

O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla

Classificação livre

Entrada gratuita

Sugerimos levar acomodações como cadeiras, cangas, etc.

 
>> Oficina gratuita de grafite <<
10/08/2019  à 00/00/0000 9h  às 17h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:>> Oficina gratuita de grafite <<

Na semana em que completa 32 anos, a Biblioteca Mandacaru promoverá uma Oficina de Grafite com o artista plástico Renê Meyring. Serão duas horas de teoria, seguidas de quatro horas de prática, em que os participantes produzirão um painel na parede externa da biblioteca.

As inscrições serão gratuitas e o material incluso. A oficina será no dia 10.08 (sábado), com início às 9h e término às 17h, com intervalo para almoço.

Vagas Limitadas.
Idade: a partir de 12 anos.
Inscrição: diretamente na Biblioteca Mandacaru - Av. Mandacaru, 317 ou pelo fone: 3901-1763.
Recomendação: por trabalhar com tinta, o participante deverá utilizar roupas que possam ser descartada depois.

 
Standy Up Comedy - O pior Show do Mundo
11/08/2019  à 11/08/2019 20h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:Com Renan Malanga, Bruno Barros e Patrick Maia
Teatro Reviver
Praça Todos os Santos S/N
Classificação 14 Anos
Entrada gratuita
 
Consulta pública de edital - Aniceto Matti
14/08/2019  à 14/08/2019
Local:
Valor:
Observação:
 Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, realiza a última Consulta Pública relacionada ao edital do Prêmio Aniceto Matti - Geral, edição de 2019.  

Na oportunidade serão apresentados os resultados colhidos com a classe artística e cultural nos demais encontros sobre o tema, para considerações e encaminhamentos. 

Sua presença é fundamental!
 
Convite à Dança - Ritmos e manifestações Afro-brasileiras
14/08/2019  à 17/08/2019 20h30
Local: Teatro Reviver
Valor: Gratuito
Observação:É um espetáculo do Centro Cultural Sucena, que compõe a interpretação de danças e ritmos afro-brasileiros , valorizando as manifestações da cultura popular afro-brasileira e o patrimônio cultural imaterial brasileiro. Com a apresentação de: coco de roda, jongo, maculelê, samba de roda, puxada de rede e capoeira. A qual estará levando de forma simples, alegre e contagiante, todo bailado herdado em diferentes manifestações da cultura afro-brasileira herdado dos nossos ancestrais.
 
Convite ao Teatro - Louco Amor
16/08/2019  à 16/08/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:

Louco Amor
Trindade Produções

20h30
Teatro Barracão
Entrada gratuita
Classificação:12 anos
Ingressos entregue uma hora antes no local.
Sujeito a lotação da casa: 215 lugares

A peça retrata o universo da dependência sentimental de um
homem, que não vive sua vida, mas, vive a vida em função da
atenção que o outro lhe propicia, isolado em um quarto sempre a espera de pequenos momentos de carinho que possam vir a ser concedidos.
Cansado de uma mendicância de afeto, sem retorno da parte de sua mulher, decide dar um basta, dar seu grito de liberdade. "Louco Amor", tenta mostrar o que a dependência sentimental pode causar na mente de alguém que não busca uma atitude positiva de liberdade, que vê o outro como sua única fonte de felicidade.

 
Convite ao Cinema - Fuga do passado
17/08/2019  à 17/08/2019 20h
Local: Auditório Hélio Moreira
Valor: Gratuito
Observação:
Fuga ao passado
Direção: Jacques Tourneur
Elenco: Robert Mitchum, Jane Greer, Kirk Douglas e Rhonda Flemming
Local: Auditório Hélio Moreira Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (anexo a Prefeitura) Classificação 16 anos ENTRADA FRANCA Coordenação e Curadoria: Paulo Campagnolo No mais emblemático dos filmes noir, o mestre Tourneur demonstra porque é um dos maiores diretores da história do cinema. Do anti-herói (Mitchum) à femme fatale inesquecível (Greer), da música à fotografia de contrastes atordoantes, um trabalho recheado de cinismo e violência implacável.
 
Standy Up Comedy - O pior Show do Mundo
18/08/2019  à 18/08/2019 20h
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:Com Renan Malanga, Bruno Barros e participação especial de Alison Andrei
Teatro Reviver
Praça Todos os Santos S/N
Classificação 14 Anos
Entrada gratuita
 
Semana da Capoeira de Maringá 2019
20/08/2019  à 25/08/2019
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

Promovida anualmente pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, a "Semana da Capoeira" está em sua 4ª edição e este ano, além de integrar projetos que contemplam a cultura afro-brasileira, trará um mapeamento do grupos de capoeira existentes na cidade, promovendo integração e fortalecendo a cultura local.

Segue a programação completa:
20/08
20h
Teatro Barracão
Abertura oficial
Rodas de capoeira

24/08
9h às 12h
Parque do Ingá
Oficina de Confecção de Berimbaus: Montagem, afinação e exercicios básicos para toques.
-Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena
17h
Casa de Dona Tê Senzala Nova
(Rua Dante Ghiseline, 60 - Cj. Guaiapó)
Kitutê de Batuta
-Associação Cultural Capoeira Mandiga-ê

25/08
14h
Parque do Ingá
Exposição de Instrumentos e Retratos da Capoeira
-Associação Cultural Capoeira Mandiga-ê
-Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena
14h30
Parque do Ingá
Aula de Capoeira Angola - Movimentos e Instrumental
-GECAM - Grupo de Capoeira Angola Zimba de Maringá
16h
Parque do Ingá
Aulão de Capoeira e Encerramento
-Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena
-Associação Cultural Capoeira Mandiga-ê
-Associação Cultural e Educacional Arte Ingá Capoeira


*Gratuito


 
Convite à Dança - Acidentes
21/08/2019  à 28/08/2019 20h30
Local: Teatro Reviver
Valor: Gratuito
Observação:
Duas apresentações:
21.08 e 28.08
Sempre às 20h30 no Teatro Reviver
Classificação livre
Entrada gratuita

ACIDENTES
Pedro Galiza

Em ′′Acidentes′′, Pedro Galiza propõe um atrito entre a sua percepção, bem como a percepção da audiência. Para tanto, Pedro convida o público a se sentar em qualquer lugar do espaço, mediante o uso de todas as cadeiras disponíveis, criando assim um circuito aleatório por onde o corpo estará em dança. Logo em seguida, Pedro aciona uma sequência de movimentos que desestabilizam o corpo, gerando modulações na tensão entre corpo-energia-ambiente, estabelecendo um lugar de contato iminente entre o corpo em trânsito e os respectivos espectadores.
 
Convite à Música - Mari Tenório
22/08/2019  à 22/08/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:Nesta quinta-feira dia 22.08, Mari Tenório musicista maringaense, sobe ao palco para apresentar suas composições premiadas em festivais nacionais ao longo do seus 10 anos de carreira, acompanhada dos músicos Rafael Marinho(violão), Tauan Sposito ( rabeca e violino), Wellington Tangi ( clarinete e flauta) e Andro Gustavo ( percussão).
 
Convite ao Teatro - “O FILHO DE METAL”
23/08/2019  à 23/08/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:

Alunos da oficina de Teatro do Centro de Ação Cultural, apresentam o espetáculo "O Filho do Metal" de Tisley Barbosa. A peça conta a história de 4 cientistas que criaram um humanoide, introduzindo em sua memória a história da humanidade até a idade contemporânea. No decorrer da peça, o humanoide entra em contato com vários personagens históricos, aflorando questionamentos e conflitos interiores, fazendo com que ele se aventure na busca de resoluções com o relacionamento humano.


Diração: Tisley Barbosa


Classificação livre

Entrada Gratuita

Retirada dos ingressos uma hora antes no local 









 
O Cinema a Céu Aberto traz o filme "À Procura da Felicidade"
28/08/2019  à 28/08/2019 20h
Local: Parque Alfredo Nyffeller
Valor: Gratuito
Observação:

Dia (28.08) é dia curtir cineminha em um espaço diferente! O Cinema a Céu Aberto traz o filme "À Procura da Felicidade", às 20h, na ATI do Parque Alfredo Nyffeller (entrada pela rua Bogotá).

O filme que conta a história real de Chris Gardner, um pai solteiro que consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.

Classificação livre
Entrada gratuita

* Para melhor acomodação recomendamos trazer uma canga, esteira, cadeiras, etc.

É permitido fazer piquenic.

 
Convite à música - “Canções e Inspirações”
29/08/2019  à 29/08/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:

20h30
Teatro Barracão
Entrada gratuita
Classificação livre
Retirada de Ingressos, uma hora antes no local do evento

A cantora e pianista Karen Carmelo convida o violonista Gabriel Gobbi e a pianista Rosicleia Lemes para o show . A cantora de MPB faz um passeio pelo Brasil, interpretando canções desde Dominguinhos à Maria Gadú, além de estrear suas canções autorais. As músicas do repertório apresentam um olhar delicado sobre amor, sonhos e vida. Desnudam a descoberta da intérprete de um feminino nada estereotipado, que muito ama, tem fé na vida e age com coragem!

 
Seminário Maringaense de Arte Contemporânea
29/08/2019  à 31/08/2019
Local: Teatro Calil Haddad
Valor: Gratuito
Observação:Durante os 3 dias do Seminário Maringaense de Arte Contemporânea (SMAC) acontecerão as seguintes atividades:

- Palestra "Um sopro para movimentar a Arte Contemporânea brasileira" com o Ernesto Neto, artista com quase 40 anos de carreira e obras expostas em diversos países, na abertura do evento. (29 de agosto às 20h)

- Mesa redonda sobre os "Desafios da Arte Contemporânea" com Ana Rocha (diretora do MAC-PR), Rafaela Tasca (produtora cultural e conselheira da Fundação Cultural de Curitiba) e Luiz Carlos Brugnera (curador e artista plástico), com mediação de Roberta Stubs (artista e professora de Artes Visuais da UEM). (30 de agosto às 20h)

- Acompanhamento da montagem da exposição "Viés": durante 2 dias será possível acompanhar o processo de montagem da exposição "Viés", ao lado de Fernanda Stancik (montagem) e Luiz Carlos Brugnera (curador e artista). Além de acompanhar a montagem da exposição, os participantes terão a oportunidade de compreender um pouco sobre conceitos das áreas de montagem e curadoria de arte. (30 e 31 de agosto - 14h às 17h)

- Análises de portfólios: será o momento em que a equipe convidada (Ana Rocha, Rafaela Tasca e Luiz Carlos Brugnera) fará a avaliação dos portfólios selecionados (serão 8) para a avaliação. (31 de agosto - 9h - 12h)

- Roda de conversa com artistas locais sobre o SMAC: este será um momento para reunir os artistas locais tencionando a discussão sobre o evento como um todo, os apontamentos para o evento do ano que vem e futuras ações. (31 de agosto - 18h30)

- Abertura da Exposição "Viés". (31 de agosto - 20h)

Inscrições pelo link:

 
 
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234