• N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE Jogos Abertos de Maringá - Inscrições
CULTURA
COMPARTILHE  
20 de Novembro de 2020
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Semuc debate “Culturas negras importam” no Dia da Consciência Negra
 
 
Diretoria de Comunicação
 
Semuc debate “Culturas negras importam” no Dia da Consciência Negra Clique para ampliar a foto

Semuc preparou ampla agenda no Festival Afro de Maringá
A 12ª edição do Festival Afro de Maringá termina amanhã, 21. Hoje tem uma agenda especial por ser o Dia da Consciência Negra. Evento online terá participação do cantor, jornalista e escritor Chico César, 56 anos. Ele falará sobre "Práticas culturais antirracistas importam" e cantará suas músicas.

Festival Afro faz parte de uma ampla iniciativa do segmento em Maringá que tem secretarias e diretorias municipais, Gerência de Igualdade Racial da OAB, ONGs, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, coletivos, grupos de maracatu, entre outros. "O papel do artista negro é o de todo cidadão, de todo trabalhador. Se manter vivo, sobreviver, conseguir sustentar sua família, alimentar os filhos, num tempo em que são negados seus direitos", considera Chico César, que começará a falar hoje às 19h na página da Semuc no YouTube. 

A arte afro tem relação direta com questões sociais e políticas. "Num mundo que a intolerância, racismo e preconceito são mecanismos de exclusão, a arte negra e seus artistas oferecem estratégias de reconhecimento de sua cultura no mundo", considera o Professor Doutor, Delton Aparecido Felipe, que fará mediação hoje na programação do Festival Afro. Ele também é Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).

O Festival Afro mostra como essa relação fica evidente com diversas manifestações artísticas. "Nosso trabalho é ocupar a cidade com nossos corpos e crenças. Falar quem somos e determinar um espaço para nossa existência plena", indica a historiadora, produtora cultural e batuqueira, Laís Fialho, 28 anos.
Do outro lado, é importante o poder público dar oportunidades para artistas se manifestarem e a comunidade acompanhar essas expressões. "É um grito que ecoa pelo mundo afora e a voz dos maringaenses conscientes engrossa tal coro", reflete o secretário da Semuc, Chico Pinheiro. 

A G E N D A
• 20 de novembro , hoje
5° Xirê: PRÁTICAS CULTURAIS ANTI-RACISTAS IMPORTAM 
19h - Abertura
19h15 - Ilá com Chico César 
21h - Encerramento
Mediação: Delton Felipe 

• 21 de novembro , amanhã
6° Xirê: CULTURAS URBANAS IMPORTAM
19h - Abertura
19h15 - Ilá com Mariana Boaventura
21h - Encerramento
Mediação Especializada: Daniara Thomaz

• ONDE VER: Semuc no YouTube . 
 
 Outras Notícias
 
» Prefeitura abre novo credenciamento para técnicos de enfermagem
» Prefeitura garante apoio psicológico aos profissionais de saúde da rede municipal
» Fiscalização vistoria mercados, shoppings e espaços públicos
» Ação de limpeza atende bairros com maior índice de dengue
» Decreto restringe funcionamento do comércio e estabelece ′lei seca′
» UBS Iguaçu se torna unidade de extensão para observação de pacientes da UPA Zona Sul
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234