• Conselho Municipal da Mulher
  • Castração e Emergência Animal
  • Coleta Seletiva
  • Locais Coleta Seletiva - Vidros
  • Farmácia Móvel
  • Colab - Rede Social para Cidadania
  • N/D
  • N/D
Atendimento ao Contribuinte Alvará Online ISS Eletrônico Licitações Concursos Edital qualificação de marcas Rede de proteção a criança e adolescente Acesso Cidadão - Senha Web PROMUBE
Prefeitura
COMPARTILHE  
28 de Fevereiro de 2019
Reduzir Fonte Aumentar Fonte
 
Reclame, dê sugestões e solicite serviços pela Ouvidoria Municipal
 
 
Diretoria de Comunicação
 
Serviços de arborização estão entre as principais solicitações da Ouvidoria Clique para ampliar a foto
Serviços de arborização estão entre as principais solicitações da Ouvidoria
Diretoria de Comunicação - PMM

A Ouvidoria Municipal é um importante canal de comunicação entre a comunidade e a Prefeitura de Maringá. Por meio dela, a população pode solicitar serviços, fazer reclamações e dar sugestões para a administração municipal. Entre as principais solicitações estão os serviços de arborização, iluminação e recapes de vias. 

São disponibilizados quatro canais de comunicação com a Ouvidoria: o telefone 156 e atendimento presencial no 1º andar Paço Municipal (Avenida XV de Novembro), com funcionamento de segunda a sexta, das 8 às 17 horas; e pela internet, no www.maringa.pr.gov.br, e no aplicativo Colab.re, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, o qual pode ser baixado no site da prefeitura.

O morador do Conjunto Planalto, Clineu Wolf, solicitou conserto de uma tampa de boca de lobo. “Fica próximo de uma escola e tampei provisoriamente com tábuas pois há o risco de um acidente com uma criança. Acredito que todos devem fazer sua parte e cuidar de seu bairro como se fosse sua casa”, lembra. 

Já o morador do Jardim Paris, Patrick Magno de Almeida, realizou um pedido para remoção de morcego que em poucas horas foi atendido. “Liguei no 156 e também cadastrei um pedido de remoção de árvore. Achei muito prático”, disse. 

Diariamente são recebidos, em média, 450 telefonemas via 156; registrados 217 solicitações pelo site e 60 atendimentos presenciais. Em 2018 foram mais de 84 mil pedidos com índice de resolutividade de 80 %.

O ouvidor municipal Marcos Boggo ressalta que a comunidade, se possível, deve explorar principalmente a internet. “Muitas vezes o cidadão não consegue contato telefônico (linha ocupada) e desiste de fazer sua reclamação. As solicitações dos moradores para reparos em uma via e uma remoção de árvore com risco de queda, por exemplo, demonstram o compromisso do cidadão com a cidade, auxiliando os serviços da prefeitura”, afirma.

O acesso pelo site da prefeitura é realizado no menu “Ouvidoria 156”. Nele, são disponibilizados as opções de elogios/sugestões, denúncias/reclamações, solicitações de serviços, onde a comunidade pode acompanhar o andamento dos pedidos. “Com a abertura do protocolo a solicitação é encaminhada no mesmo dia para o setor responsável”, garante Boggo.

No aplicativo Colab.re, com funcionalidades semelhantes ao facebook, a comunidade pode cobrar intervenções da administração, postando fotos de problemas nas vias, falta de sinalização, serviços de retirada de animais peçonhentos, entre outros. 

Para que o atendimento seja eficiente, é fundamental que a postagem seja finalizada do local onde se encontra o problema, pois o aplicativo busca automaticamente pelo georreferenciamento a localização exata de onde se encontra o cidadão.

Além de ser uma ferramenta para a população solicitar serviços, no Colab.re, a comunidade pode informar interdições de ruas e outras situações que interferem diretamente na vida dos cidadãos. Atualmente o sistema em Maringá conta com mais de 1,5 mil usuários e 1.747 publicações.
 
 Outras Notícias
 
» Shows e desfile marcam aniversário de 72 anos do distrito de Floriano
» ′Dia da Limpeza′ busca conscientização sobre lixo urbano
» Maringá perde em casa para favorita na Liga Nacional
» Saúde alerta: casos de sarampo exigem atenção com vacina
» Maringá tem dois favoritos no Brasileiro de Atletismo
» Festival Paralímpico ocorre neste sábado, 21, com 150 participantes
 
+ Notícias
 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Av. XV de Novembro, 701 - Centro

Maringá - Paraná - Brasil - Cep: 87013-230

Fone: (44) 3221.1234