Saúde e Setrans lançam campanha de educação de trânsito

Secretaria de Comunicação

04 de agosto de 2014

As Secretarias de Saúde e de Trânsito e Segurança lançaram na manhã desta segunda-feira (4), na praça da Prefeitura, uma campanha de educação no trânsito que vai para as ruas orientar a população sobre a importância de se atentar e respeitar as leis de trânsito. Unindo-se a outras duas campanhas, “O Motociclista Prudente” e “Pratique Gentileza”, a ação tem a missão de reduzir os acidentes.
     A campanha abrangerá todas as Unidades Básicas de Saúde, que levarão a educação no trânsito às comunidades em parceria com a Unidade Móvel da Setrans, que circulará pelos bairros orientando motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. “Todo mundo tem a responsabilidade de evitar acidentes. É bastante preocupante a situação no trânsito, e precisamos evitar que as pessoas sejam mortas e feridas”, diz o secretário e Segurança e Trânsito, Ideval de Oliveira.
     Segundo o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a parceria com outras secretarias é fundamental para diminuir os acidentes no trânsito de Maringá. “Temos um problema em comum e vamos trabalhar conjuntamente para solucioná-lo”, ressalta. Nardi acrescenta, ainda, que os acidentes geram gastos que poderiam ser evitados. “A Secretaria de Saúde poderia investir o dinheiro gasto com acidentes em outros benefícios à população, como mais leitos, mais consultas especializadas e cirurgias”, afirma.
     O prefeito Roberto Pupin lançou a campanha oficialmente e destacou que a gestão sempre se preocupou com a saúde e a qualidade de vida da população, além de reconhecer a importância de campanhas de conscientização como essa. “Algumas pessoas não tem discernimento quando sentam atrás do volante, mas é importante lembrar que o pedestre, o ciclista e especialmente o motociclista são agentes do trânsito, e também tem o dever de respeitar as vias públicas. Estamos empenhados em investir e fazer a nossa parte para resolver o problema no trânsito.”
     A campanha está dentro dos sete eixos do programa Maringá Saudável, que atua em prol do incentivo à alimentação saudável e à prática de atividade física, a prevenção e controle do tabagismo, a redução dos danos causados pelo álcool e drogas, a prevenção da violência e estímulo à cultura de paz, a promoção do desenvolvimento sustentável e a redução das mortes por acidentes de trânsito.