Prefeitura do Município de Maringá

Prefeitura de Maringá adota plano de contingência contra Covid-19

Diretoria de Comunicação

17 de março de 2020

A Prefeitura de Maringá adotou medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19), definidas com base nas orientações da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) e o Ministério da Saúde. Ações são importantes para proteger o cidadão e evitar a circulação do vírus, mesmo que até o momento não tenha nenhum caso confirmado na cidade. 

O vírus é transmitido principalmente pelas gotículas respiratórias, tosses e espirros em curta distância ou contato com objetos contaminados. Por isso é importante alguns cuidados básicos, mas fundamentais, para evitar a proliferação do vírus, acompanhe:

-  Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete e quando não for possível, deve-se usar álcool em gel 70%;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem lavar aos mãos;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Evite aglomerações e contato físico;
- Cobrir boca e nariz com o braço ao tossir ou espirrar;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies.

Considera-se casos suspeitos pacientes que apresentem os sintomas (febre, tosse e dificuldade respiratória), com histórico de viagens para lugares com transmissão ou que tiveram contato com pessoas contaminadas. É importante manter a calma e praticar a prevenção, pois além de evitar idas desnecessária as unidades de saúde, tirando a oportunidade de tratamento adequado de quem realmente precisa, controlamos a disseminação da doença.

Informe-se com responsabilidade por meio do site www.maringa.pr.gov.br ou nas contas verificadas da Prefeitura de Maringá no Facebook, Instagram e Twitter. Em anexo o Decreto Municipal publicado na tarde desta terça, 17, reiterando as medidas de prevenção divulgadas pelo prefeito, Ulisses Maia, e o secretário de Saúde, Jair Biatto, para o enfrentamento do coronavírus no município.

Outras Notícias