Prefeitura do Município de Maringá

UPA Zona Sul, referência para covid, atende 270 pacientes no primeiro dia de adaptação

Diretoria de Comunicação

07 de dezembro de 2020

Neste domingo, 6 de dezembro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul começou a atender pacientes com sintomas relacionados ao coronavírus. No primeiro dia de adaptação, 270 pessoas procuraram a unidade. Antes esses atendimentos eram realizados na UPA Zona Norte. As mudanças fazem parte de série de protocolos da Prefeitura de Maringá para agilizar os procedimentos nas unidades de saúde, dar mais comodidade e segurança para os pacientes do município.

As demandas da UPA Zona Norte, que funcionava como referência exclusiva para coronavírus, foram transferidas para a UPA Zona Sul. A unidade é maior e mais adequada para atender o grande fluxo de pacientes que procuram atendimento com suspeita de terem contraído o vírus. Segundo a diretora da UPA Zona Sul, Suelen Cardoso, houve aumento de quase 10% na procura de atendimentos relacionados ao coronavírus, se comparado este último fim de semana, 5 e 6 de dezembro, com a média de procura de fins de semana anteriores. 

Todas as adaptações foram realizadas no fim de semana. Enquanto as duas UPAs se organizavam para os novos protocolos, as unidades de saúde Iguaçu e Pinheiros funcionaram 24 horas para pacientes com relatos de outros problemas e não respiratórios (Covid-19). 

Precisa de atendimento médico? Veja qual unidade de saúde procurar: 

UPA ZONA NORTE
A partir de hoje, 7, a unidade passa a funcionar para atendimentos de urgência e emergência clínica, não relacionados ao coronavírus, como era antes da pandemia. 

UPA ZONA SUL
A unidade passou a funcionar exclusivamente para pacientes com sintomas relacionados ao coronavírus.

UBS IGUAÇU
Permanece exclusiva como unidade de extensão para observação de pacientes da UPA Zona Norte. 

UBS PINHEIROS
Retorna com atendimento normal para serviços como vacinação, consulta e retirada de medicamentos. Segunda a sexta, das 7h às 19h. 

Confira o horário de funcionamento dos serviços de saúde da rede municipal: http://www2.maringa.pr.gov.br/cdn-imprensa/horario-servicos-saude-real.pdf

Outras Notícias