Prefeitura do Município de Maringá

Maringá é a melhor cidade do Brasil para se viver

Diretoria de Comunicação

15 de fevereiro de 2021

Maringá se destacou entre os 100 maiores municípios brasileiros como a melhor cidade para se viver. A colocação foi revelada pelo Ranking Macroplan 2021, que apresenta os Desafios da Gestão Municipal, publicado na semana passada pela Revista Exame. 
O índice leva em conta as áreas educação, saúde, segurança, saneamento básico e sustentabilidade e considera elementos importantes da economia em geral. O Índice é o mais seguro para avaliar a qualidade e eficiência de gestão municipal. 

Para o ranking, foram avaliados 15 indicadores dos Desafios da Gestão Municipal e os principais deles foram apresentados em Maringá pelo prefeito Ulisses Maia para os líderes da sociedade civil organizada que comandam os principais segmentos econômicos maringaenses. Foi a 3ª vez que a cidade recebeu o título, liderando o ranking antes em 2017 e 2018. 

O prefeito Ulisses Maia destaca que o ranking é fruto do histórico senso empreendedor dos maringaenses, aliado à união da sociedade e ao trabalho intenso da gestão municipal. Ele enfatiza que a economia fortalecida na cidade, com o bem-estar da população e com a Prefeitura eficiente e eficaz, Maringá será ainda melhor. “O ranking é o resultado e reconhecimento a todo esse trabalho que desenvolvemos em prol da comunidade, que se reverte para a qualidade de vida e para a economia. E, claro, contribui muito para o desenvolvimento de Maringá, já que destaca a cidade em nível nacional e pode ajudar a atrair empresas que buscam crescimento em meio a uma comunidade unida, eficiente e inovadora”. 

Ao reconhecer essa conquista importante, o prefeito lançou um novo desafio: tornar Maringá como uma Cidade de Classe Mundial, equiparada às melhores do mundo. 
Para tratar também sobre esse desafio, o prefeito se reuniu na última sexta-feira com deputados federais e estaduais e vereadores, e hoje com a sociedade civil. Nas apresentações foram apontados diversos elementos e ações que visam alavancar a cidade, como o programa de aceleração da economia e políticas para transformar Maringá em uma Smart City, uma cidade inteligente e cosmopolita. 

Ulisses Maia também apresentou o aprimoramento na mobilidade urbana, sustentabilidade e enfatizou a zeladoria municipal. Ainda durante o encontro, comunicou que a Prefeitura será 100% digitalizada em processos internos e no atendimento ao cidadão. “A prefeitura já é bastante inovadora e será cada vez mais transparente. O modelo de Compliance e Controle que estamos implantando será referência para o Brasil”. 

Participaram da reunião empresários e representantes de sindicatos, associações, universidades, igrejas, secretários municipais, conselhos, forças de segurança, imprensa, entre outros.

DADOS 
Confira alguns dados que levaram Maringá ser a Melhor Cidade do Brasil para se Viver:
• Destaque em 4 áreas essenciais: educação, saúde, segurança e saneamento básico e sustentabilidade
• Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): 7.2 (média nacional: 5.2)
 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é acima da média latino-americana.
•Maringá é a 2ª maior exportadora do Paraná e a 9ª do país. 
•113 empresas exportaram $2,3 bilhões para destinos como Irã, China, Japão e Coreia, em 2020.
• Aproximadamente 40 mil alunos matriculados na rede municipal
• 100% de crianças de 4 a 5 anos matriculadas na pré-escola
• 10% da população frequentando cursos de graduação na Educação Superior
• 100% de abastecimento de água, de atendimento de esgoto, de esgoto tratado e implantação da coleta seletiva em 100% da cidade
• Menor taxa de mortalidade entre as 100 cidades
• Maior taxa de cobertura de equipes na Atenção Básica de Saúde
• projetos de Smart City implantados e em andamento: como placas de energia fotovoltaica e criação do Parque de TI
• são 90 alqueires de mata nativa, em 17 bosques, resultando em 26,6 m² de área verde por habitante: uma árvore para cada 3 pessoas.
• 2ª no Paraná e 11ª no Brasil em geração de empregos


PERSONAGENS
• Michel Felipe Soares, presidente da Acim
Falou sobre orgulho do maringaense. A cidade recebe muitas visitas de segmentos variados de outras cidades. Todos admiram a cidade e sua sinergia entre poder público e a sociedade civil organizada.

• Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural
Maringá tem gestores de vários setores, todos comprometidos com a cidade e com as futuras gerações. 

• Julio Damasceno, reitor da UEM
Esse destaque de Maringá é resultado do esforço da origem visionária que os pioneiros tiveram e os gestores contemporâneos têm. Os maringaenses criam e aproveitam as oportunidades.

• Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes PR)
Lembrou como o Codem começou e virou referência para o Brasil. O Conselho atingiu todas a as metas traçadas e colaborou para que Maringá tenha tantos atrativos. A cidade precisa se desenvolver para todos, com foco em renda. 

• Marcos Cordiolli, secretário de lnovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom)
Citou dados econômicos e mostrou que Maringá tem economia em aceleração com pilares muito fortes, com empresas em rápido processo de internacionalização.

Outras Notícias