Prefeitura do Município de Maringá

Atração da Semana do Turismo de Maringá, Trilha das Memórias ressignifica pontos da cidade

Diretoria de Comunicação

24 de setembro de 2021

Abrindo as ações da Semana do Turismo de Maringá na tarde desta sexta-feira, 24, maringaenses e turistas participaram da Trilha das Memórias, um passeio em alguns pontos turísticos da cidade, como a Catedral, que compõem a proposta do mote da semana, que é Vivendo Maringá. Por meio de QR Code, o visitante obtém informações históricas e participa de uma dinâmica de game online. 
 
A ação foi organizada pela Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Comunicação e Turismo de Maringá. Gerenciada pelo diretor de Turismo Helmer Romer, a trilha se iniciou no totem da Catedral e percorreu alguns pontos espalhados pela região do Eixo Monumental, no Centro de Maringá. Secretariado municipal e o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, participaram da Trilha das Memórias, projeto que conta com apoio do Sebrae.
 
“A Gestão Ulisses Maia tem como foco atrair pessoas do mundo todo aqui em Maringá, que já foi conhecida pelo seu potencial no turismo de negócios e agora está mostrando o seu potencial turístico em várias frentes”, disse Scabora.
 
O projeto Trilha de Memórias ficará durante 30 dias disponível para os interessados em participar do tour dinâmico, que funciona também como um jogo de tabuleiro virtual que favorece a revisitação de Maringá. Não à toa, a trilha ganhou o nome de Rota da Redescoberta e outras duas trilhas podem ser feitas: a Rota das Migrações, no Parque do Japão, e a Rota Jornada, que deve ser feita de bicicleta em trechos da ciclovia da Avenida Brasil.
 
São parceiros da Semana do Turismo de Maringá o Conselho Municipal de Turismo (CMTur) e o Sebrae, com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Convention & Visitors Bureau, Rede de Turismo Regional (Retur) e Pastoral de Turismo.

Além do vice-prefeito de Maringá, participam da Trilha das Memórias secretários municipais, os vereadores Sidnei Telles e Paulo Biazon e a presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Maria Iraclézia.

JOGO DE MEMÓRIAS - Um frade misterioso convida habitantes e visitantes para iniciar uma busca por memórias de Maringá, tudo a partir da leitura de QR Codes em locais emblemáticos da cidade. Essa é a dinâmica do projeto Trilha das Memórias.

Ao ler o QR Code disponibilizado no local de visitação, o frade, batizado de ′Monge Caboclo′, indica um hotsite para sugerir os próximos passos. Iniciada a jornada, o visitante recebe conteúdos de texto e áudio ativados por QR Codes nas estações da Trilha.

“Por meio do endereço eletrônico, o Monge sugere onde pode ser encontrada uma nova memória da cidade”, explica o diretor e roteirista responsável por construir a dinâmica do projeto, Léo Falcão. Ele acrescenta que ações de interação urbana são raras. “A forma como essa atividade se conecta tanto com a história como com a economia local é inédita no Brasil”, destaca.

Outras Notícias