Prefeitura do Município de Maringá

Prefeitura de Maringá faz inscrições em curso de Pré-Aprendizagem visando mercado de trabalho

Diretoria de Comunicação

24 de setembro de 2021

São 10 participantes nesta edição. O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS 1), da Prefeitura Municipal, recebeu hoje, entre 9 e 16 horas, jovens inseridos no Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo para se inscrever no Programa de Pré-Aprendizagem da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Maringá. Os resultados foram positivos, com 18 alunos inscritos na Pré-Aprendizagem e 5 encaminhados para o Programa Jovem Aprendiz. 

O curso tem duração de seis meses e dá ao adolescente o preparo para o ingresso no mercado de trabalho por meio do Jovem Aprendiz. “Ele aprende como se portar em uma entrevista, montar currículo, como se comportar no mercado de trabalho, tem noções de aulas de informática, português e matemática”, explica Karine dos Santos Costa, Assistente Social, da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, que está coordenadora do Medidas Socioeducativas.

Todas as despesas do curso, que é ministrado pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), são custeadas pela Secretaria de Assistência Social. Os alunos recebem um kit com camiseta, cadernos e material escolar, além de vale-transporte para deslocamento até o local das aulas. O CIEE executa o programa de pré-aprendizagem do público atendido pela Secretaria de Assistência Social e o mesmo foi estendido para os meninos que cumprem as medidas socieoeducativas.

O CREAS I realiza atendimento e acompanhamento aos adolescentes, com equipe especializada, com assistentes sociais, psicólogos e educadores. “Trabalhamos a reflexão sobre o ato infracional cometido e a ressignificação na vida para que os adolescentes possam tomar outros caminhos e possibilidades, e tornar a ter visibilidade social”, ressalta Karine Costa.

Outras Notícias