Prefeitura do Município de Maringá

Prefeitura de Maringá trabalha para atender danos no mês mais chuvoso do ano

Diretoria de Comunicação

25 de outubro de 2021

Andye Iore / Siacom

Somente entre sábado e domingo choveu 99,2 milímetros em Maringá, segundo a Estação Climatológica da UEM. Sendo mais da metade da média mensal de outubro, que é de 153mm. Somando todas as chuvas desse mês já são 403,9mm, quase o triplo da média mensal. Faltando ainda dois meses para acabar o ano, já choveu, esse ano, 1.274mm, quase o total de chuvas do ano passado que foi de 1.298mm,

As chuvas e ventos causaram danos na cidade no último sábado (23). Somando os casos na Ouvidoria da Prefeitura de Maringá e da Defesa Civil foram 938 chamados registrados até o final da manhã de hoje (25). As equipes do Município e de outros órgãos trabalharam de forma integrada durante todo o final de semana e a previsão é que os reparos terminem somente no próximo final de semana. A Defesa Civil informa que também foram distribuídas 119 lonas para cobrir casas destelhadas.

Foram registradas queda de 200 árvores, que causaram danos em residências, muros e veículos. “Devemos terminar ainda hoje de remover as árvores que caíram em cima das casas. Esse serviço é demorado porque esperamos que a energia seja desligada para que as equipes possam trabalhar com segurança, sem riscos de choque”, comenta o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo. 

O desligamento da energia elétrica é feito pela Copel, que também trabalha para substituir ou reinstalar os postes que caíram e para reestabelecer o fornecimento de energia. Outro trabalho feito é o religamento de dez semáforos que foram danificados. Em alguns casos, a Secretaria de Mobilidade Urbana informa que o serviço seja feito em até três dias, para a troca completa do equipamento. 

Trabalham integradas equipes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, de Limpeza Urbana, de Infraestrutura, da Mulher, Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outras. 

SERVIÇO - Famílias que estiverem sem abastecimento de água em casa ou empresa, devem entrar em contato com a Sanepar no telefone 0800 200 0115. E em caso de falta de energia elétrica o contato deve ser com a Copel no telefone 0800 51 00 116. Outros problemas e solicitações de serviços podem ser registrados na Ouvidoria Online .

DADOS
• 99,2 milímetros de chuva
• 938 pedidos da comunidade
• 200 árvores caídas
• 119 lonas distribuídas
• 10 semáforos danificados
• Copel  0800 51 00 116
• Sanepar  0800 200 0115

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