Prefeitura de Maringá promove premiação de práticas pedagógicas para o ensino-aprendizagem.

08 de dezembro de 2021

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Educação, promoveu nesta quarta-feira, 8, o Prêmio Práticas que Transformam: “Aliando Inovações e Boas Ações”. Essa premiação tem o objetivo de estimular e incentivar o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas para buscar melhorias no ensino-aprendizagem dos estudantes da rede municipal de Maringá e região, assim como de instituições de Educação Especial.

Participaram do evento o vice-prefeito, Edson Scabora; a secretária de Educação, Tânia Periotto; o presidente da Câmera Técnica da Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Guaracy Silva e, representando a Câmara Municipal de Maringá, o vereador Paulo Biazon.

"Graças ao potencial e encantamento dos professores, estamos aqui hoje realizando essa premiação. Esse evento nos ajuda a ver o valor da nossa profissão e a importância na inovação pedagógica para o ensino. É mais uma forma de lembrarmos que é preciso valorizar os profissionais da educação” disse Tânia Periotto na abertura do evento.

O vice-prefeito, Edson Scabora, falou da pandemia e parabenizou os profissionais da educação que, com comprometimento, resistiram durante esse período e continuaram com a missão de educar. O vereador Paulo Biazon reforçou que a educação da cidade é destaque para todo o país.

O projeto Práticas que Transformam, foi idealizado pela secretária Tânia Periotto e dividido em duas etapas: A primeira voltada para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação infantil e a segunda para a Educação Especial. Dessas etapas, as categorias elencadas para a premiação são Enfrentamento à Covid-19, Inovação/ Práticas Inovadoras, Motivação para o Retorno Presencial, Organização e Cuidado com o Espaço Escolar e Promoção do Ensino/ Aprendizagem/ Recuperação de Conteúdos.

PREMIADOS (AS):

ENSINO FUNDAMENTAL: Modalidade Administrativo e Operacional.

Categoria: Enfrentamento à Covid-19
Ganhador (a): Cláudia Renata Vinhotti - Escola Rural Gumercindo Lopes (Marialva-PR)
Prêmio: 1 televisor 42 polegadas
Projeto: “Horta Escolar - Escola do Campo para a Vida!”

Categoria: Inovação / Práticas Inovadoras
Ganhador (a): Maria José da Silva - Escola Pioneira Mariana Viana Dias (Maringá-PR)
Prêmio: 1 bolsa de estudos do Centro Universitário Cidade Verde.
Projeto: “Doação de Uniformes na Escola”

Categoria: Motivação para o Retorno Presencial
Ganhador (a): Elisabete Martins - CMEI Lia Terezinha Sambatti (Maringá-PR)
Prêmio: 1 notebook
Projeto: “Volta às Aulas Prazerosa e a Importância da Preservação Ambiental”

Categoria: Organização e Cuidado com o Espaço Escolar
Ganhador (a): Marcos Aurélio Ferreira da Silva - CMEI José de Anchieta (Maringá-PR)
Projeto: “Secretarias Conectadas”

ENSINO FUNDAMENTAL: Modalidade Pedagógica.

Categoria: Promoção do Ensino/ Aprendizagem/ Recuperação de Conteúdos
Ganhador (a): Leidinaura Aparecida de Brito - Escola Paulo Freire (Maringá-PR)
Prêmio: 1 notebook
Projeto: “Reestruturação e Produção de Texto, uma Prática Possível mesmo a Distância”