Atrativos Turísticos

 

Templo Budista Jodoshu Nippakuji

 

   Poucas construções em Maringá, e talvez no Paraná, representam tão fielmente a arquitetura japonesa como o Templo Budista Jodoshu Nippakuji inaugurado em 29 de maio de 1983. O Templo possui dois pavimentos, totalizando 688mē, tem o altar construído em peroba, trabalhada manualmente com a utilização de uma técnica tradicional de encaixe, sem o uso de pregos ou parafusos. Em seu interior tem uma imagem de Buda Amida, conhecido como "Buda da Luz e Vidas Infinitas", e um columbário (ossário de cinzas) em devoção aos seus ancestrais.
     No jardim externo, um campanário abriga um objeto relativamente raro em construções religiosas: um sino com 900 quilos, trazido do Japão, que é tocado antes das celebrações e sua badalada anuncia a passagem do ano.

O Templo tem como finalidade três segmentos:
Religioso - Divulgação do Namu-Ami-da-Butsu; filantrópica;
Assistencial - Principalmente aos idosos, carentes e excepcionais, com abrigo para idosos japoneses;
Cultural - Colaborar no aprimoramento cultural do povo, abrangendo desde o Jardim da Infância até o nível superior.

BUDISTAS
    Não são apenas os cristãos que utilizam sinos em suas celebrações, os budistas também. No templo budista Jodoshu Nippakuji o sino foi inaugurado em maio de 1983, mesma época da inauguração do templo. Ele fica em uma cobertura de estilo tradicional japonês localizado na entrada do templo e tem um pavimento vazio exatamente abaixo do sino para fazer eco.
     Possui desenhos de pássaros e é segurado por um suporte na forma de um dragão. O dragão simboliza proteção aos males dos espíritos e os pássaros são mitológicos que, pela tradição, demonstram o desejo dos budistas de irem para um lugar melhor, cheio de pássaros e de pessoas de espírito elevado. No sino está escrito o nome de Buda, diz que é um memorial da inauguração do templo, diz o nome de quem o fez, a família Yadoya e é dedicado aos ancestrais e aos imigrantes pioneiros.
     "O som do sino traz uma lembrança que se deve viver direito. Era um cumprimento e uma oração pela manhã, dizendo que vai empenhar-se e, a tarde, agradecer por nada de ruim ter acontecido".

Visitações: segunda a sexta 08h às 18h
Sábado e domingo: Agendamento pelo telefone (44) 3223-1195 


Localização: Av. Londrina, 477

Conheça o Templo em 360º:

http://www.maringa.pr.gov.br/360/locais/Templo%20Budista%20Jodoshu%20Nippakuji/Templo%20Budista%20Jodoshu%20Nippakuji.html