Nossa Cidade

 

Demografia do Município

 

Maringá, melhor cidade do Brasil para se viver.


     Com pouco mais de 400 mil habitantes, a cidade de Maringá foi eleita a primeira na lista das melhores grandes cidades do Brasil, segundo estudo da consultoria Macroplan.

Para chegar a esta conclusão, a consultoria analisou os municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores divididos em quatro áreas distintas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade. Os pesos dos indicadores e das áreas que compõem o índice foram divididos da seguinte forma: 35,3% para educação e cultura; 35,3% para saúde; 20,6% para infraestrutura e sustentabilidade e 8,8% para segurança.

     O ranking foi formado por um índice que vai de 0 a 1 - quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida no local.

Na área de saúde, por exemplo, Maringá ficou na 5ª posição entre as 100, com um índice de 0,686. O que, segundo a análise da Macroplan, significa que a cidade tem elevada cobertura de atendimento básico, baixa taxa de mortalidade infantil e elevada proporção de bebês nascidos vivos.

     De acordo com Gláucio Neves, diretor da consultoria, Maringá sempre se destacou em gestão pública. “A primeira posição no ranking não foi uma surpresa. Afinal, a cidade tem indicadores muito equilibrados em quase todos os setores”, diz.


Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/o-ranking-do-servico-publico-nas-100-maiores-cidades-do-brasil/


Maringá avança, economicamente com qualidade de vida.

    Maringá é um dos poucos municípios do país que consegue conciliar crescimento econômico com preservação ambiental. Cidade planejada, com avenidas largas, ampla área verde e excelente nível de qualidade de vida, encanta tanto os moradores quanto turistas e especialistas do mundo todo.

     Polo de uma região que abrange mais de 100 cidades, Maringá tem se destacado no Estado, e também no Brasil, visto que, em meio século de existência, o município construiu uma estrutura urbana de alta qualidade. Há anos, Maringá sustenta o título de Cidade Ecológica, por apresentar uma das maiores concentrações de área verde por habitante - 26,65 metros quadrados. São 90 alqueires de matas nativas, distribuídos por 17 bosques e milhares de árvores de diversas espécies plantadas ao longo das ruas e avenidas.

     Está situada geograficamente a noroeste do Paraná, entre o Paralelo 23°25′ e o Meridiano 51°57′, num divisor de águas, sendo cortada pelo Trópico de Capricórnio. Formada por uma miscigenação étnica, Maringá conta com a predominância das colônias japonesa, alemã, árabe, portuguesa e italiana, que migraram de regiões do próprio estado do Paraná onde já estavam instaladas, proporcionando, assim, uma pluralidade cultural que se destaca com seus folclores e tradições.Maringá é polo de uma Região Macroeconômica que abrange 25 municípios (Astorga, Ângulo, Doutor Camargo, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Sarandi, Atalaia, Bom Sucesso, Cambira, Floraí, Flórida, Jandaia do Sul, Lobato, Munhoz de Mello, Ourizona, Presidente Castelo Branco, Santa Fé e São Jorge do Ivaí), com uma população de mais de 700 mil pessoas.

 

Data de Fundação: 10 de maio de 1947

Altitude Média: 555 metros

Área da Unidade Territorial: 487,052 km˛

 

Clima: tropical, chuvoso, sem estação seca, com verão longo e quente e, periodicamente, com verão quente e úmido e inverno seco. Apresenta raras geadas noturnas e índice pluviométrico acima de 1.500mm por ano.

 

Distâncias Rodoviárias

Maringá - São Paulo: 674 Km

Maringá - Curitiba: 441 Km

Maringá - Foz do Iguaçu: 409 Km

Maringá - Brasília: 1.258 Km

Maringá - Rio de Janeiro: 1.103 Km

 

Principais estradas de ligação:

BR-376 - Paranavaí / Mato Grosso do Sul

PR-323 - Umuarama - Guaíra/ Paraguaí

PR-317 - Campo Mourão / Foz do Iguaçu

BR-376 - Londrina - Ponta Grossa - Curitiba

PR-317 - Iguaraçu e Astorga - São Paulo / Presidente Prudente

 

População (IBGE, 2010):

Habitantes: 403.063

IDHM: 0,808

 

Atividade Econômica:

- Agricultura (soja, trigo, milho, algodão, cana de açúcar, café, alho, feijão, arroz e mandioca);

- Indústria de: Confecção, Alimentos, Móveis, Metalúrgica e Agroindústria;

- Comércio Varejista e Atacadista, Bancos e Serviços Médicos.


Fonte:http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=411520&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas