Catedral

Catedral

É símbolo da cidade pela arquitetura moderna e arrojada. Tem capacidade para 3.500 pessoas. A altura da construção é de 114 metros que somados aos 10 metros da cruz, totaliza 124 metros, com altura livre interna de 84 metros. Uma escada com 466 degraus leva os visitantes a um mirante, onde encontrarão uma belíssima vista da cidade. Calcula-se que foram usados 30.000 sacos de cimento, 600 toneladas de ferro, 3,6 mil metros cúbicos de areia, 4,1 mil metros cúbicos de pedra britada e quase 2 mil metros cúbicos de granito para o piso. Além disso, são 16 vitrais. Visitação todos os dias, das 6h às 21h.  Informações (44) 3227-1993.

Monumento a Nossa Senhora da Gloria

Monumento a Nossa Senhora da Gloria

Esculpido em pedra sabão pelos artistas mineiros Expedito Sobreira Ribeiro e Antônio Carlos Martins Ribeiro, com 2 metros de altura está sobre um pedestal de 20 metros em frente à Catedral.

Hotel Bandeirante

Hotel Bandeirante

O terreno de 5.473mē onde foi construído o hotel encontra-se em plena zona central, plano, e totaliza um quarteirão. O hotel, além de abrigar suas funções de hospedagem, tinha em seu programa de necessidades espaços destinados às atividades sociais da cidade. Também, em 1958, o Grande Hotel Maringá hospedou muitos atores e artistas de renome da época, durante um Festival de Cinema Nacional, ocorrido em Maringá. Atualmente fechado para visitação. Informações (44) 3226-4466.

Monumento ao Desbravador

Monumento ao Desbravador

A nudez simboliza a simplicidade dos pioneiros, os braços erguidos a liberdade e os machados o trabalho. Construído por Henrique Aragão é símbolo tão forte que a população passou à se fererir por Praça Sete de Setembro.

Capela Santa Cruz

Capela Santa Cruz

A construção dessa capela contou com a colaboração de todos os moradores que contribuíram com o que dispunham. Desta maneira foi construída a primeira igreja da área urbana de Maringá, inaugurada em 1946. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal e restaurada recentemente. Em 29 de maio de 1991, ocorreu a sua reinauguração, com missa dos pioneiros. Missa todo domingo às 8h. Agendamento: (44) 3225-8628.

Mural Artistico

Mural Artistico

O mural do Colégio Santa Cruz, foi concluído em dezembro de 2000. O artista plástico ÉDER PORTALHA contando somente com a ajuda de seu filho Ricardo, executou em 7 meses e meio, e mostra a evolução da colonização de Maringá, retratando a derrubada da mata, colheita do café, uso do pilão, o trabalho do ferreiro, meios de transporte, tipos de moradia e até o símbolo da cidade - a Catedral. Em sua construção foi utilizado apenas areia, cimento e cola e com 42,50m de comprimento por 5m de altura, totaliza 212,50mē.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

A Gruta foi idealizada como lugar de oração e devoção a Nossa Senhora. Ambiente com belas árvores misturadas aos painéis, que representam os mistérios do Rosário e constituem um convite à prece e ao recolhimento. Em anexo tem a Capela da Reconciliação, construída em pedra bruta escura, seu recinto transmite silêncio, recolhimento, simplicidade e vontade de falar com Deus. Foi, inaugurada em 1983, fica ao lado da Paróquia Cristo Ressuscitado, que tem ainda em seu pátio 15 cenários bíblicos feitos em pedra bruta, pelo artista Zanzal Mattar. Informações: (44) 3224-4287

Bosque Annibal Bianchini da Rocha

Bosque Annibal Bianchini da Rocha

É popularmente conhecido como Bosque das Grevíleas, por possuir em seu interior somente uma espécie de árvore, a grevílea, numa área de 34.973 mē.  É um local bonito e singular. Possui uma pista interna para cooper, ciclovia e local para ginástica, além de uma bela vista de bouganvílias que circundam o bosque, na qual floridas, enfeita o visual do local, que floridas, exibem um espetáculo de rara beleza.

 

Teatro Callil Haddad e Museu de História e Arte

Teatro Callil Haddad e Museu de História e Arte

Com área contruída de 7.836,95 mē, a obra homenageia Calil Haddad, percursor do teatro em Maringá, que com um grupo de atores e atrizes deram origem ao Teatro Maringaense de Comédia. Nele funciona o Museu de História e Arte Héleton Borba Côrtes, e exposições temporárias. Visitação 8h às 11:30 - 13:30 às 17h. Informações: (44) 3218-6100.

Painéis de Poty

Painéis de Poty

O artista plástico Poty Lazzarotti é conhecido pelos painéis em mosaico, azulejo e concreto aparente, que fazem alusão a história de nossa cidade e região. As obras ficam no Teatro Calil Haddad e no Shopping Cidade Maringá.

Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes

Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes

Reserva florestal natural remanescente da Mata Atlântica, com uma área de 36,8 hectares. Pertence a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Atualmente fechado à visitação.

Parque do Japao

Parque do Japao

O Parque do Japão que ocupa uma área de 100.000mē, é um verdadeiro símbolo da cultura japonesa que reflete a forte influência dos imigrantes japoneses na região. Possui um complexo turístico concebido para disponibilizar alguma das formas de expressão mais significativas da milenar cultura japonesa. Horário de visitação: terça à domingo das 9h às 17h.Informações (44) 3901-1937.

Santuario Santa Rita de Cassia

Santuario Santa Rita de Cassia

A Paróquia Santa Rita de Cássia foi criada em 2001, e desde sua instalação realiza missas todos os dias 22. Em 2011, a Paróquia foi elevada a Santuário Santa Rita de Cássia, pelo Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti. Uma pitoresca Gruta retrata a história da Santa. Visitação segunda a sexta das 8h às 17, e no sábado das 8h às 11:30 e 13:00 às 16:30. Informações: (44) 3266-3589.

Aeroporto Regional Silvio Name Junior

Aeroporto Regional Silvio Name Junior

É um importante terminal para recebimento e remessa de cargas nacinais e internacionais, fortalecendo a economia regional polarizada por Maringá. Informações (44) 3366-3838.

Mesquita Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi

Mesquita Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi

Sua arquitetura tem características clássicas de um templo religioso islâmico, onde se destaca o Minarete, pequena torre de mesquita, de três ou quatro andares e balcões salientes, de onde se anuncia aos muçulmanos a hora das orações. No interior, apenas o altar, onde é feito o sermão e a mirraba, uma espécie de biombo, voltado para Meca, cidade sagrada dos muçulmanos e direção para onde devem estar voltados durante as orações. Agendamento: (44) 3224-5786

Parque Florestal dos Pioneiros (Bosque II)

Parque Florestal dos Pioneiros (Bosque II)

Está localizado em anel central do perímetro urbano da cidade de Maringá, na região noroeste do estado do Paraná, e mesmo devido a sua localização central, de fácil acesso, o parque é fechado à visitação pública. Conta com 3,3 quilômetros de pista de caminhada em seu entorno, onde foram instalados 128 postes ornamentais e luminárias. Praticantes de esporte e exercícios físicos dispõem de mais segurança e conforto em atividades noturnas no local.

Santuario Diocesano Nossa Senhora de Fátima

Santuario Diocesano Nossa Senhora de Fátima

Inaugurado em 13 de maio de 1995 fruto do trabalho do Monsenhor Pedro Ryô Tanaka, falecido em 18/03/2001. O Santuário em anexo a Igreja São Francisco Xavier, é uma pitoresca Gruta que conta com telas e imagens oriundos do Japão e Taiwan confeccionados em seda. A imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal está suspensa sobre o altar, da mesma forma que Nossa Senhora apareceu para os três pastorinhos. Telefone: (44) 3227-2983

Teatro Reviver

Teatro Reviver

Construído em madeira, possui 517,60mē. Conta com equipamentos de som e luz, 3 camarins e palco com 72mģ. Sua capacidade é para 176 espectadores. Informações (44) 3217-1122.

Museu Historico de Maringa - Unicesumar

Museu Historico de Maringa - Unicesumar

O Museu Cesumar, inaugurado em outubro de 2011, foi criado para contar e conservar a história de Maringá e de seus pioneiros. Trata-se de um museu multidinâmico que reúne a história, aliada à tecnologia, para contar o desenvolvimento da cidade desde o surgimento até os dias atuais, a partir de três unidades que se complementam. O Museu Interativo é uma obra moderna que agrega os recursos da tecnologia digital para contar a história de Maringá: Cinema em 4D; Salas de Vídeo; Sala dos Prefeitos; Sala do piso mágico; Central de computadores para pesquisas; Espaço para exposições itinerantes. Agendamento: (44) 3027-6360

Templo Budista Jodoshu Nippakuji

Templo Budista Jodoshu Nippakuji

Templo inaugurado em 29 de maio de 1983, possui dois pavimentos, totalizando 688 mē, tem o altar construído em peroba, trabalhada manualmente, com a utilização de uma técnica tradicional de encaixe, sem o uso de pregos ou parafusos.  Em seu interior tem uma imagem de Buda Amida, conhecido como “Buda da Luz e Vidas Infinitas”, e um columbário (ossário de cinzas) em devoção aos seus ancestrais. Agendamento (44) 3223-1195

Capela Madre Paulina

Capela Madre Paulina

Possui arquitetura no estilo americano na parte externa e europeu na interna. Foi doada pelo engenheiro Dr. Varcilei Just e inaugurada em 1998. Informações: (44) 3227-4559.

Marco Imperial

Marco Imperial

Em visita à cidade, a imperatriz japonesa Michiko emocionada com a beleza do ipê roxo carregado de flores, surpreendeu a comitiva ao fazer uma reverência à árvore símbolo do Brasil, que ganhou o nome de Árvore da Imperatriz, tornando-se o Marco Impreial na cidade.

Parque do Inga

Parque do Inga

Uma reserva florestal de 47,3 hectares, mantida desde o traçado inicial da cidade, conta com um cenário da Mata Atlântica, lago artificial, pista de aventura, arborismo, tirolesa, Jardim Japonês, além de outros atrativos. Vivem livres nessa reserva pequenos animais silvestres. Horário de visitação de terça a domingo das 8h às 17h. Informações (44) 3901-1756.

Vila Olimpica / Complexo Esportivo Jaime Canet Jr.

Vila Olimpica / Complexo Esportivo Jaime Canet Jr.

Centro de referência para o esporte na região Sul, com quase 122 mil mē, acomoda o Estádio Regional Willie Davids, o Ginásio de Esportes Chico Neto, o Ginásio Valdir Pinheiro, com alojamento para atletas, parque aquático, quadras de areia, velódromo e pista de atletismo. Informações: (44) 3220-5750.

Museu da Bacia do Parana

Museu da Bacia do Parana

A primeira casa construída em Maringá em 1946, para ser a residência do administrador da CMNP, foi cedida à Universidade Estadual de Maringá. Essa casa foi desmontada de sua localização original e remontada no ′Campus da Universidade′, sendo o museu então inaugurado em 14 de abril de 1984, hoje, com uma área de 250 mē. Seu acervo está voltado para história e documentação da região. Enfatizam-se os aspectos relativos à cidade de Maringá através de utensílios e objetos usados por aqueles que, com coragem, perseverança e fé, nos idos de 1947, aqui aportaram. Telefone: (44)3011-4294

Museu Dinamico Interdisciplinar - MUDI

Museu Dinamico Interdisciplinar - MUDI

Localizado no campus da UEM, estão disponíveis experimentos interativos, exposições científicas e culturais, além de laboratórios de pesquisas que envolvem pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos. Informações; (44) 3011-4930.

Capela Sao Bonifacio

Capela Sao Bonifacio

Primeira edificação católica na zona rural, concluída em 1940. Tem estilo arquitetônico alsaciano e possui paredes duplas, com tábuas colocadas no sentido vertical, na parte interna, e hotizontal, na parte exterior, para isolamento acústico e térmico. Agendamento: (44) 3031-6131 / 3031-7543.

Parque Alfredo Werner Nyffeler

Parque Alfredo Werner Nyffeler

Parque criado para revitalização de área degradada foi implantado em 1988, com o objetivo de proteção à nascente do Ribeirão Morangueiro. Possui uma área de 104.867,82mē onde existe lago artificial, pedalinhos, dois campos de futebol suíço, parque infantil, mirante, pista de Cooper com 1.005 metros. No local funcionava uma lanchonete.  De terça a domingo é permitida a pesca com varas. Para participar da pesca, os interessados deverão levar todos os apetrechos, como varas, molinetes e iscas. Hoje é um agradável local de lazer da cidade. O nome Alfredo Werner Nyffeler foi dado ao parque da Vila Morangueira, criado para revitalizar uma área degradada.

Teatro Barracao

Teatro Barracao

São 418mē de área construída em madeira, palco com 16 metros de comprimento, 2 camarins, equipamentos de som e luz, sala para administração e bilheteria. Capacidade para receber 240 espectadores. Informações: (44) 3218-1121.

Obelisco do Centro de Convivencia Renato Celidonio

Obelisco do Centro de Convivencia Renato Celidonio

Inaugurado em 1987, o obelisco foi projetado com arquitetura ousada e moderna, postado na entrada do Centro de Conveniência Comunitária, em homenagem aos artistas maringaenses, o qual na sua posição, direcionada, aponta para o topo da torre da Catedral, indicando exatamente a Cruz, reforçando a religiosidade do povo maringaense.